Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Principais causas da ruptura de estoque em supermercados

Você sabe o que é a ruptura de estoque em supermercados? Normalmente o consumidor percebe esse problema quando não encontra produto que deseja na prateleira do supermercado. 

Quando isso acontece pode ser muito frustrante tanto para os clientes quanto para os supermercados. Além de causar prejuízos para o estabelecimento. 

Por isso, é importante que os gestores conheçam as principais causas da ruptura de estoque em supermercado para em seguida adotar medidas para evitá-lo. 

Neste texto você vai entender o que é esse problema e como usar o ERP Titan Software para supermercado para solucionar o problema. 

O que é ruptura de estoque em supermercado 

A ruptura de estoque em supermercado é uma situação caracterizada quando o estabelecimento não tem mais determinado produto em seu estoque.  

Essa é uma situação bastante comum em diversos estabelecimentos, principalmente em empresas que lidam com produtos de alta rotatividade. 

Esse problema pode trazer prejuízos significativos para o seu supermercado, uma vez que a falta de produtos prejudica tanto as vendas como também a experiência de compra dos clientes.  

Por isso, é importante que você adote medidas para evitar a ruptura de estoque como, por exemplo, o investimento em ferramentas de gestão de gestão e outras. 

As principais causas da ruptura de estoque em supermercado  

A ruptura de estoque é comum em diversos estabelecimentos e esse problema pode ser ocasionada a partir da: 

1. Falta de planejamento 

 A primeira causa da ruptura de estoque em supermercados é a falta de planejamento. Muitas vezes, os supermercados não têm uma previsão adequada da demanda, o que resulta em estoques insuficientes para atender os clientes. 

A falta de planejamento pode levar a situações em que alguns produtos são vendidos rapidamente, enquanto outros ficam encalhados nas prateleiras. Isso pode levar a uma falta de espaço para produtos populares, resultando em uma ruptura de estoque 

2. Falta de organização de gôndolas 

 A falta de organização de gôndolas é outra causa importante de ruptura de estoque. Quando as gôndolas não estão organizadas corretamente, os clientes podem não conseguir encontrar os produtos que estão procurando. Isso pode levar a uma impressão negativa do cliente e até mesmo a uma perda de vendas. 

Além disso, quando os produtos não estão organizados adequadamente, pode ser difícil monitorar os níveis de estoque e saber quando é necessário fazer um pedido de reposição. 

 3. Atrasos dos fornecedores 

 Atrasos dos fornecedores também podem contribuir para a ruptura de estoque em supermercados. Quando os fornecedores não entregam os produtos no prazo, pode ser difícil manter os níveis de estoque adequados. 

Isso pode levar a uma falta de produtos nas prateleiras, o que pode prejudicar a imagem do supermercado e levar os clientes a procurar outras opções 

4. Gerenciamento de compras. 

Finalmente, o gerenciamento de compras também pode ser uma causa de ruptura de estoque. Quando os gerentes de compras não estão acompanhando adequadamente os níveis de estoque, pode ser difícil saber quando é necessário fazer um novo pedido. 

Isso pode levar a situações em que os produtos estão esgotados antes que um novo pedido possa ser feito, resultando em uma ruptura de estoque. 

Os tipos de ruptura de estoque em supermercado 

Existem basicamente dois tipos de ruptura de estoque em supermercados: a ruptura de estoque interna e a ruptura de estoque externo. 

A ruptura de estoque interna ocorre quando o supermercado não tem o produto em seu estoque, ou seja, não realizou a reposição adequada. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como falha na gestão de estoque, falta de planejamento ou até mesmo um erro humano. 

Já a ruptura de estoque externa ocorre quando o produto está em falta na cadeia de suprimentos, seja por atraso na entrega do fornecedor, falta de matéria-prima ou problemas logísticos.  

Use o sistema ERP para supermercado Titan Software para evitar a ruptura de estoque  

O sistema ERP Titan Software pode ser utilizado para evitar a ruptura de estoque em supermercados, pois ele foi desenvolvido para promover a gestão eficiente de estoque. 

Com o nosso sistema, você pode monitorar a quantidade de cada produto disponível  no estoque do seu supermercado, podendo assim identificar os produtos com baixo estoque e gerar alertas para a equipe responsável realizar a reposição. 

Além disso, é possível automatizar o processo de compras, definindo quantidades mínimas e máximas de cada produto e programando a geração de pedidos automaticamente quando o estoque mínimo for atingido. Isso ajuda a evitar a falta de produtos nas prateleiras e a garantir a satisfação dos clientes.  

Implemente o nosso sistema ERP no seu supermercado! 

Evitar a ruptura de estoque em supermercado é muito importante para evitar prejuízos e para garantir a satisfação dos clientes. Por isso, você precisa investir em novas ferramentas de gestão de estoque como, por exemplo, o sistema ERP Titan Software, desenvolvido para atender todas as demandas de um supermercado. 

Para saber mais sobre ele, você pode entrar em contato agora mesmo com a nossa equipe. 

Entre em contato conosco e receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…
image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.  Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo uma…