Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Fechamento de caixa no varejo: faça da maneira certa e evite problemas! 

Gestor, você sabe por que é importante realizar o fechamento de caixa no varejo da forma correta? Já contaram a você que esse procedimento pode poupar sua empresa de muitos problemas? No artigo de hoje vamos trazer informações relevantes sobre o tema. 

Elas vão ajudar você a entender o assunto com mais detalhes. Também compreender como tratar divergências que surjam no processo. 

O que é o fechamento de caixa no varejo? 

A gente pode entender como fechamento de caixa no varejo a análise que é feita, geralmente ao final de um turno ou do dia, para verificar se os saldos existentes batem com o que, de fato, foi movimentado. 

De forma geral, ele funciona como uma conferência. Ou seja, ajuda a identificar se o que foi vendido corresponde ao que, de fato, saiu da empresa. O vídeo abaixo vai ajudar você a saber mais sobre ele: 

Qual a importância dele para sua empresa? 

Realizar o fechamento de caixa no varejo é necessário por vários motivos. Um dos mais importantes está ligado a evitar fraudes e erros que comprometam as suas finanças. 

Ainda, contribui para poupar seu estabelecimento de erros na contagem de estoques. Isso ocorre, por exemplo, quando uma venda não é efetivamente registrada, fazendo sobrar dinheiro no caixa e indicando uma quantidade que não mais existe na prateleira. 

Quando você faz o fechamento de caixa no varejo periodicamente em sua empresa, tem mais controle financeiro e relatórios com dados que, de fato, comunicam a realidade do seu empreendimento. 

Como evitar divergência na informação e o que fazer quando ela acontece? 

Nesse sentido, o primeiro passo para evitar inconformidades no fechamento de caixa no varejo é otimizar seus processos. 

Isso significa criar rotinas que proporcionem mais segurança no seu dia a dia, principalmente quanto ao registro de informações. Por exemplo, você pode designar o vendedor para realizar o pedido da venda, o qual também poderá separar a mercadoria. 

O departamento de faturamento deverá emitir os documentos fiscais, receber ou lançar os valores no sistema, no caso de venda parcelada. Ainda, é interessante que um terceiro faça a conferência dos produtos. 

Também é necessário que, ao final do expediente, os responsáveis pelo caixa repassem todas as informações para verificar se estão exatas. 

Ou seja, verifiquem se o que consta nos relatórios de vendas corresponde com os valores de vendas à vista, no cartão e qualquer outro meio de pagamento que seja utilizado. 

Ao se encontrar divergências, é preciso buscar qual venda não foi devidamente registrada. Conhecer o valor é o passo inicial. Por vezes, a ajuda dos vendedores pode ser necessária nessa tarefa. 

Com a ferramenta certa, fica mais fácil otimizar seus processos! 

A gente pode perceber em nosso bate-papo como é importante realizar o fechamento de caixa no varejo. Considerar as dicas que trouxemos ajudará nessa tarefa. 

Ter o suporte de um sistema de gestão eficiente permite fazer isso com mais praticidade. 

Dito isso, clique aqui e conheça um artigo que vai ajudar você a entender como a sazonalidade pode ser explorada em prol do seu empreendimento. 

Entre em contato conosco e receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…
image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.  Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo uma…