Fidelizar os clientes do seu supermercado não é uma tarefa fácil como você já deve ter percebido. Mas, o investimento em estratégias de fidelização é fundamental para qualquer negócio por alguns motivos.
Como, por exemplo, por influenciar na escolha do cliente, por conquistar a credibilidade do público e, principalmente, por garantir que o seu cliente volte ao seu estabelecimento.
Para você ter uma ideia da importância da fidelização, um estudo realizado pela Fundera mostrou que 65% dos negócios de uma empresa são originados dos seus clientes atuais.
Então, por esses e outros motivos, todas as empresas, independente do setor ou porte devem investir na fidelização de clientes. Mas, a questão é: como fazer isso?
Aqui você aprenderá algumas dicas que podem ser aplicadas no seu supermercado para fidelizar mais clientes. Mas, antes disso, é importante ressaltar a importância da fidelização.
O que é fidelização de clientes?
A fidelização de clientes consiste na aplicação de estratégias que convencem ou ganham, a confiança dos clientes para que eles voltem a comprar na mesma empresa.
Na prática, os clientes se tornam fãs de uma marca ou negócio devido às boas experiências que receberam.
Nesse sentido, a fidelização impulsiona as vendas e faz com que os clientes existentes prefiram comprar na sua empresa em vez de comprar na concorrente.
A importância de fidelizar os clientes do seu supermercado
As estratégias para atrair clientes envolvem diversos custos que, na maioria das vezes, no momento das vendas não são compensados porque os clientes podem comprar produtos com valores inferiores aos que foram gastos com marketing, reposição de estoque e outros.
Diante disso, fidelizar os clientes do seu supermercado é importante para garantir que os consumidores criem um vínculo com a sua marca e sempre prefiram comprar em seu supermercado.
Esse vínculo é importante porque segundo um estudo realizado pela Bain & Company, os clientes antigos de um negócio gastam cerca de 67% a mais em comparação com os clientes novos.
Esse número mostra como investir na fidelização de clientes é importante para aumentar o faturamento do seu supermercado. Além disso, outras vantagens proporcionadas são:
- Os clientes divulgam e defendem a sua marca,
- O seu negócio reduz o custo para atrair novos clientes,
- Aumento e previsibilidade dos rendimentos.
O que você pode fazer para fidelizar os clientes do seu supermercado
Agora que você sabe a importância da fidelização de clientes, veja algumas estratégias que podem ser aplicadas em seu supermercado.
1. Invista em atendimento
O atendimento é responsável por proporcionar uma excelente experiência aos seus clientes.
Por isso, é importante investir em novas formas de atendimento ou em uma maneira de melhorar o atendimento do seu supermercado.
Isso porque, ele contribui bastante para fidelização dos seus clientes. Segundo um dado divulgado pela Hi Interactive, 9 a cada 10 clientes não se incomodariam em pagar mais por produto se o atendimento do estabelecimento fosse melhor.
2. Ofereça uma comunicação personalizada
Os clientes não são iguais. Por isso, você precisa investir na personalização. Não apenas para o atendimento, mas em qualquer forma de contato com os seus clientes.
Para melhorar a comunicação você pode usar os dados de cada setor do seu supermercado. Dessa forma, o seu estabelecimento passa a oferecer um atendimento mais humanizado que ajuda na fidelização de clientes.
3. Saiba escutar o seu cliente
Escutar a opinião dos seus clientes permite que você possa entender como eles se sentem ao entrar no seu estabelecimento.
Então, com base na opinião deles, você melhorar o seu atendimento, o funcionamento do seu supermercado e outros processos.
Para obter o feedback dos clientes você pode usar canais diferentes como, por exemplo:
- As redes sociais,
- Entrevistas,
- Formulários,
- Reclamações do site Reclame Aqui.
- Pesquisas de mercado.
4. Crie o seu próprio programa de fidelidade
Geralmente, os supermercados oferecem o cartão de fidelidade aos seus clientes. Mas, você pode ir além dessa opção e criar o seu próprio programa de fidelidade para oferecer aos seus clientes.
Nesse sentido, você pode utilizar o Private Label (Cartões próprios) para oferecer aos participantes descontos especiais, atendimento diferenciado e outras vantagens.
Dica extra: Invista em sistema CRM para supermercado
Todos os negócios que desejam fidelizar clientes precisam investir em um sistema CRM.
A sigla CRM significa Customer Relationship Management, essa ferramenta foi desenvolvida para auxiliar nas ações de marketing, na fidelização de clientes e no aumento das vendas.
Para os supermercados o sistema CRM oferece diversas funcionalidades que permite:
- Cadastro automático de clientes e suas compras,
- Análise de dados de compras que permite entender quais são os clientes que estão gastando mais,
- Descobrir quais são os produtos mais vendidos,
- Filtra os seus clientes com base em informações demográficas e de comportamento de compra,
- Integração entre CRM e frente de caixa,
- Geração de relatórios de vendas, investimentos e retornos.
Atualmente, o sistema CRM para supermercado se tornou uma ferramenta indispensável por oferecer recursos que facilitam tanto a gestão do negócio como também a fidelização dos clientes.
Agora que você entendeu a importância dessa ferramenta para supermercado, aproveite o momento para conhecer o sistema CRM da Titan Software.
O nosso sistema foi pensado exclusivamente para os negócios que querem melhorar os seus processos internos e fidelizar mais clientes. Portanto, aproveite a oportunidade para conhecê-lo!