A gestão de estoque de um posto de combustível não é fácil como você deve saber. Mas, ela é fundamental para evitar que o seu cliente saia decepcionado por não conseguir abastecer devido à falta de combustível.
A falta de combustível é um dos principais problemas que um posto pode enfrentar, pois quando ele está em falta acaba causando prejuízos ao estabelecimento, tanto financeiros como também de reputação. Afinal, quem vai parar em posto com fama de sempre faltar combustível?
Em razão disso, os gestores precisam aprender a otimizar e também investir em recursos que ajudam na gestão do estoque dos combustíveis.
Pensando nisso, organizamos algumas ações que podem ajudar. Quer saber quais são? Então, continue aqui.
O que é a gestão de estoque de um posto de combustível?
Para simplificar a explicação, a gestão de estoque pode ser entendida como o equilíbrio nas compras dos produtos e o controle sobre o armazenamento, bem como as entradas e saídas.
Para que essa gestão seja eficiente ela deve considerar três elementos: o giro de estoque, a cobertura de estoque e o nível de serviço.
O giro de estoque é o indicador responsável por manter o capital de giro de qualquer empresa e, por isso, é importante definir muito bem a quantidade de combustível para evitar que o seu posto tenha prejuízos.
Por outro lado, a cobertura do estoque é um indicador que diz respeito ao quanto se tem para cobrir futuras vendas em caso de não reabastecimento dos tanques.
Dessa forma, sem o seu estabelecimento e nem os seus clientes ficam desassistidos.
Já o nível de serviço do cliente é um indicador que destaca o quanto o posto pode ter deixado de receber por conta de um possível desabastecimento.
Por meio desses indicadores, o gestor do posto pode saber exatamente a quantidade de combustível de dentro dos tanques, assim como os possíveis problemas que estão prejudicando o abastecimento.
Qual a importância de otimizar a gestão de estoque de um posto de combustível?
A gestão de um posto de combustível é uma atividade imprescindível para a manutenção do negócio. Isso porque, ela garante a lucratividade e uma excelente reputação diante do público-alvo.
Afinal, seria constrangedor tanto para o frentista quanto para o cliente que não abasteceu o seu veículo devido à falta de combustível.
Por outro lado, quando a gestão consegue equilibrar o giro de estoque, a cobertura de estoque e nível de serviço, o posto consegue fluir com mais naturalidade e conquistar mais clientes.
O que fazer para otimizar a gestão de estoque de um posto de combustível?
Agora que você entendeu a importância da gestão de estoque para postos de combustível, observe algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a sua gestão.
1. Entenda o momento certo para reabastecer os tanques
Saber o momento de reabastecer os tanques do seu posto é um dos passos mais importantes para uma gestão de estoque eficiente.
Isso porque, evita que o posto corra o risco de faltar combustível, o que pode arruinar a sua credibilidade com os clientes.
Mas, para saber o momento certo para reabastecer, o gestor do posto precisa monitorar o nível dos tanques.
Para facilitar a atividade é importante usar um Medidor Volumétrico de Combustível (MVC), ele é um equipamento obrigatório em todos os postos e oferece informações relevantes.
2. Acompanhe a oferta e demanda
Com o Medidor Volumétrico de Combustível (MVC) você pode analisar a oferta e demanda do seu posto. Como a ferramenta fornece informações úteis, você pode monitorar o fluxo de movimentação.
Com isso, pode estabelecer um limite mínimo para cada tanque, e ele servirá como um aviso para ser restabelecido antes de faltar combustível completamente.
3. Faça o registro de entradas e saídas de combustível (LCM)
Como o objetivo é melhorar a gestão de estoque de um posto de combustível, o LMC (livro de movimentação de combustível) é algo indispensável.
Ele é um documento que registra as entradas e as saídas diárias de combustível, o LMC ainda informa o resto ao final de cada dia.
4. Escolha bem os seus fornecedores
Além de monitorar a entrada e saída dos combustíveis, o gestor precisa confiar nos seus fornecedores.
Afinal, de nada vai adiantar as estratégias anteriores se o reabastecimento dos tanques não acontecer no tempo certo. Para evitar isso é importante negociar a reposição com os seus fornecedores e em condições mais vantajosas em relação ao frete.
5. Calcule a curva ABC
A curva ABC é uma ferramenta que ajuda a controlar os níveis de estoque. Por meio dela, o gestor do posto pode definir uma hierarquia ou classificação para as mercadorias armazenadas. Essa classificação pode ser feita seguindo os passos:
1. Calcule o faturamento de cada mercadoria,
2. Em seguida, deixe os itens organizados em ordem decrescente de faturamento,
3. Depois disso, você deve calcular as porcentagens do faturamento de cada item, fazendo a comparação ao faturamento total,
4. Por fim, faça a classificação dos itens A,B e C.
No geral, os itens representativos correspondem apenas a 20% dos produtos, mas equivalem a 80% dos recursos. Por outro lado, os produtos que restam representam 80% dos produtos, mas apenas 20% dos recursos.
Para mais detalhes, confira o artigo Curva ABC: descubra como usar para auxiliar no controle de estoque.
Facilite a gestão usando o Software ERP da Titan
A gestão de estoque do seu posto de combustível não pode ser negligenciada e, por isso, vale o investimento em um software ERP que automatiza todas as operações necessárias para uma excelente gestão.
Um dos melhores que você pode investir é o Software ERP da Titan, ele foi desenvolvido justamente para atender às demandas importantes na gestão de um posto de combustível. Com este sistema você pode fazer:
- Integração com bombas de combustível para que contabilizar tudo que entra e sai
- Cartão para frota
- Gestão financeira,
- Controlar o estoque de combustíveis.
Esses são apenas alguns dos recursos oferecidos pela ferramenta desenvolvida pela Titan Software.
Se você quiser conhecer mais sobre o nosso sistema e entender como ele pode ajudar o seu posto de combustível, aproveite para visitar a nossa página agora mesmo!