Não sabe como aumentar as vendas do seu negócio no período das festas? Calma!
O setor varejista sempre enfrentou desafios para aumentar as vendas ou para conquistar novos clientes, independente da época do ano.
No entanto, no período festivo como, por exemplo, o Natal e o Réveillon, o desafio para os lojistas pode ser ainda maior.
Isso porque, com as festividades do final do ano, os gestores precisam enfrentar outros problemas durante este período.
Como, por exemplo, o controle do estoque de produtos, a entrega e a conquista da atenção do público-alvo.
Esses três fatores preocupam os lojistas durante o inteiro e, principalmente, no período de festas porque as vendas costumam aumentar.
Para piorar, a popularização da internet fez com que o público consumidor se dividisse entre comprar em uma loja física ou online.
Para você ter uma ideia, 97% dos consumidores pesquisam na internet antes de fazer uma compra, mesmo que ela seja realizada em uma loja física, segundo afirma um estudo realizado pelo E-commerce Brasil
Felizmente, os canais digitais como as redes sociais e plataformas de anúncios permitem que os negócios, tanto físicos quanto online consigam se conectar com público-alvo.
Isso tem ajudado os gestores a alcançar os clientes de forma mais assertiva, o que consequentemente, ajuda a aumentar as vendas.
Porém, para que as vendas aconteçam é preciso ter organização e planejamento.
Neste texto você vai aprender algumas estratégias que podem ajudar o seu negócio a vender mais.
Dicas para aumentar vendas do seu negócio no período de festivo
A solução dos problemas internos e a adoção de estratégias de marketing são dois fatores importantes para qualquer negócio aumentar as vendas.
Porque ajudam na conquista e na fidelização de novos clientes. Sendo assim, observe as dicas que você deve aplicar em seu negócio.
1. Crie o ou revise os seus processos internos
Os problemas internos como, por exemplo, o tempo para registrar os produtos no sistema, lentidão para gerar notas fiscais e outros problemas internos são comuns em qualquer negócio.
Esses problemas costumam se agravar ainda mais quando a demanda de serviço aumenta.
Então, como as datas comemorativas contribuem para o aumento das vendas, é importante que você revise ou crie processos internos que sejam mais rápidos.
Para facilitar esse trabalho você pode usar um sistema ERP da Titan Software, ele é uma ferramenta própria para atividades internas.
Com ele é possível acelerar diversas atividades que são realizadas internamente como, por exemplo, registro de produtos, emissão de notas físicas, identificação de produtos vendidos e muito mais.
2. Controle o seu estoque de produtos para evitar rupturas
O controle de estoque é muito importante durante as festas de final para evitar rupturas, ou seja, vender o produto que não tem mais no estoque.
Para auxiliar no controle é necessário investir em um software ERP, que oferece um recurso exclusivo para controle de entrada e saída de produtos.
Além disso, é necessário também que os seus fornecedores entreguem os produtos dentro do prazo.
3. Treine a sua equipe de vendas
O treinamento da sua equipe é muito importante, já que a tendência é que as vendas aumentem durante o período de festas de final de ano.
A sua equipe de vendas deve estar preparada tanto para o atendimento ao público como também para solucionar possíveis problemas.
4. Conheça o seu público-alvo
Após solucionar os problemas internos, o seu próximo passo agora é conhecer o seu público-alvo.
A identificação dos potenciais clientes é importante para estabelecer as ações de marketing.
Mas, além disso, conhecer o seu público permite que você saiba quais são os problemas, os desejos e outras informações relevantes.
Assim, você pode definir os canais de comunicação e a linguagem mais apropriada.
5. Invista em estratégias de marketing digital
Para alcançar os seus potenciais clientes é necessário investir em estratégias de marketing digital.
Hoje em dia, as empresas de diversos setores podem contar com as estratégias do marketing digital.
Como, por exemplo, o SEO (Search Engine Optimization) em português, otimização de mecanismos de busca, marketing de conteúdo, e-mail marketing e, principalmente, com os anúncios online que podem ser criados a partir do Facebook Ads e do Google Ads.
A publicidade online consegue alcançar rapidamente os seus potenciais clientes e levá-los diretamente para o seu carrinho de vendas.
6. Crie campanhas emotivas
Como o objetivo é aproveitar o período festivo para aumentar as vendas do seu negócio, as suas campanhas de marketing devem ser emotivas.
Por exemplo, o natal é uma data fortemente ligada ao amor e à esperança. Por isso, a campanha de marketing deve ter uma linguagem com ênfase em reunir a família e amigos, presentear e ganhar presente.
Conclusão
Como as festas de final de ano movimentam o setor varejista, os lojistas precisam se preparar com antecedência para atender as demandas.
Nesta etapa é importante definir as ações de vendas que são adotadas como, por exemplo, promoções, descontos e outras.
Mas, antes disso, é importante solucionar os problemas internos para que nada atrapalhe as vendas.
No entanto, se você não sabe o que fazer para melhorar os processos internos do seu negócio ou não sabe o que fazer para aproveitar o período festivo para vender mais, basta entrar em contato agora mesmo com os especialistas da Titan Software para receber o auxílio adequado para o seu negócio.