Você sabe o que é Gestão de clientes? Nas empresas essa prática é muito importante, pois ela garante bons resultados para qualquer negócio, independente do setor ou porte.
Entretanto, para que ela seja eficiente é necessário estar muito bem definida, principalmente se levarmos em consideração a vasta base de contatos que a sua empresa possui e que precisam ser bem administrados.
Caso contrário, a sua rede de contatos não consegue gerar novas vendas ou até mesmo a fidelização de clientes.
Sendo assim, observe nesse post, como essa prática é importante para o seu negócio.
O que é a gestão de clientes?
Ela pode ser definida como um conjunto de técnicas e estratégias práticas que são utilizadas com objetivo de organizar informações, entender as necessidades, interagir com clientes e oferecer um atendimento personalizado.
Nesse sentido, a gestão de clientes se resume no planejamento, execução e controle dos resultados, para que dessa forma a empresa consiga aumentar as vendas e conseguir resultados satisfatórios.
Entretanto, é importante ressaltar que essa prática é algo que deve ser feita diariamente, pois não se trata apenas de uma estratégia pronta.
Por que fazer gestão de clientes?
Para muitos gestores de empresas essa prática é algo novo, por isso é importante mostrar a importância dela.
Esse tipo de gestão possui algumas características que ajudam a entender melhor o consumidor, permitindo assim que a empresa possa se planejar e controlar determinados aspectos.
Então, por isso, essa prática é algo que promove diversas vantagens que impactam diretamente nas vendas.
Por outro lado, considerando que sem clientes as vendas ou a própria empresa não existem, a gestão de clientes é essencial para o andamento de qualquer negócio.
Algumas das vantagens proporcionadas são:
- Melhora o atendimento,
- Fidelização de clientes,
- Reduz custos e aumenta a margem de lucro,
- Melhora a relação com os seus clientes.
De que forma a gestão de clientes pode aumentar as vendas no varejo?
Esse tipo de gestão melhora o atendimento e entre outros pontos que são fundamentais para o bom relacionamento com os clientes.
Então, como consequência da boa relação com os clientes à empresa consegue aumentar as vendas por meio dos benefícios que são promovidos como, por exemplo:
1. Melhora os resultados da empresa em relação à receita e despesa
Todos os negócios precisam de recursos financeiros para operar, pois é necessário comprar, pagar fornecedores, funcionários e muito mais.
Então, para que isso seja possível é preciso ter receita, ou seja, ganhos suficientes para manter todos os pagamentos.
Nesse sentido, o relacionamento com os clientes contribui para as receitas e despesas.
Em relação à receita da empresa, quanto maior o fluxo e a fidelidade dos clientes, mais chances uma empresa tem para aumentar o seu faturamento.
Então, com o aumento do faturamento a empresa tem mais recursos para quitar as suas despesas. Além disso, o relacionamento com cliente ainda reduz gastos com:
- Reclamações não atendidas,
- Ações judiciais,
- Devolução de produtos.
2. Aumenta o volume de vendas
Como a gestão tem como característica entender as necessidades dos clientes, ela faz com que o gestor saiba o que eles estão precisando no momento.
Sendo assim, as vendas podem aumentar por meio de boas campanhas de marketing, seleção de produtos e entre outras ações que podem ser realizadas quando o cliente e a empresa estão sintonizados.
3. Garante que a sua empresa seja mais competitiva
Hoje em dia o mercado está cada vez mais competitivo, fazendo que as empresas “lutem” mais para conseguir clientes.
Diante disso, a empresa com pouca competitividade consegue poucos resultados por mês, pois os seus concorrentes estão ficando com a maior parte do mercado.
Mas, felizmente o gerenciamento de clientes é capaz de mudar essa situação. Conforme a sua empresa capta cliente e fideliza, a sua participação no mercado se torna cada vez maior.
Conclusão
Administrar bem os seus clientes é algo fundamental para se aproximar mais, fidelizar e criar uma boa relação com eles.
Pois, como sabemos o custo para adquirir novos clientes é consideravelmente mais caro do que manter aqueles que já foram conquistados.
Sendo assim, é importante adotar medidas para garantir esse objetivo.