Aprender como fazer markup é muito importante para qualquer negócio, uma vez que a definição dos preços de produtos e serviços deve ser realizada, de modo que, ele consiga cobrir todos os gastos da empresa.
Isso consequentemente é um grande desafio para os empreendedores, pois uma série de variáveis como taxas, impostos, custos fixos e entre outros são levados em consideração.
Caso algum desses valores seja esquecido no momento do cálculo, não sendo repassado aos clientes, a empresa acaba ficando com uma lucratividade menor.
Então, para que problemas como esses não aconteçam é muito importante fazer markup para calcular corretamente o preço dos seus produtos ou serviços.
O que é markup?
Ele é um índice multiplicador que é aplicado ao custo do serviço prestado ou a produtos vendidos.
Ele é utilizado para garantir que o preço de vendas seja suficiente para cobrir todos os custos como, por exemplo, gastos fixos e variáveis que estão envolvidos com a produção e entrega de produtos ou serviços.
Algumas empresas costumam criar estratégias mais avançadas utilizando diferentes markups para o mesmo produto ou serviço.
Para isso que isso seja feito é levado em consideração o momento do mercado ou a margem de lucro que deseja ser alcançado, assim o cálculo é feito com um índice diferente.
Essa prática é recomendada por diversas instituições que são referências em negócios como, por exemplo, SEBRAE, Endeavor e a própria OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Como é composto o markup?
Agora que você sabe o que é markupe e sua importância para o cálculo do lucro, é necessário saber os elementos que compõem essa estratégia.
- DV – Percentual de despesas variáveis
São as despesas variáveis que influenciam sobre a venda, comissão, impostos, receita, frete, caso tudo seja embutido no preço do produto/serviço.
- DF – Percentual de despesas fixas unitárias
São os gastos fixos que um produto precisa cobrir como, por exemplo, salários, internet, contas de água, telefone e entre outras.
- ML – Margem de Lucro Desejada
Percentual que o empresário deseja obter como margem de lucro nos seus produtos.
Como fazer markup corretamente?
Agora que você conheceu os elementos envolvidos no cálculo do markup, é importante agora entender como a fórmula funciona na prática.
Para isso, vamos levar em consideração o seguinte exemplo:
Markup = 100/ [100 – (DV + DF + ML)]
A forma mais fácil de obter os índices de DV e DF é analisando o DRE Simplificado ou Gerencial do seu negócio. Por exemplo:
- Receita operacional da sua empresa: = R$ 100 mil
- Custos diretos da empresa: = R$ 40 mil
- Despesas variáveis da empresa: = R$ 20 mil
- Despesas fixas da empresa: R$ 30 mil.
- Lucro: = R$ 10 mil.
Considerando a tabela podemos perceber que:
- DV = 20 mil / 100 mil = 20%
- DF = 30 mil / 100 mil = 30%
- ML = 10% caso o empresário deseje manter o lucro obtido.
- Markup =100 / [100 – (20 + 30 + 10) ] = 100 / (100 – 60) = 100 / 40 = 2,5
Há empresas que fazem um estudo mais detalhado em cada produto para identificar um cálculo ainda “mais justo”.
Se você deseja fazer o mesmo em seu negócio é preciso seguir os passos abaixo:
- Levar em consideração apenas a receita do produto estudado,
- Separar as despesas variáveis que influenciam sobre o produto,
- Fazer o rateio de custos fixos, para analisar quanto determinado produto deve pagar.
Vantagens de fazer markup em sua empresa
O markup é uma estratégia de cálculo que proporciona algumas vantagens para as empresas como, por exemplo:
- Processo de precificação padronizado
Com essa estratégia fica mais fácil definir os preços de cada produto, assim os produtos rapidamente ficam prontos para irem à prateleira.
Além disso, o markup padroniza o processo de definição de preços, o que permite que os funcionários possam precificar os produtos, sem precisar esperar que a gestão informe os valores.
- Facilidade para definir limites de descontos
Com o cálculo dos preços realizados corretamente fica mais fácil limitar o descontos no preço dos produtos, de modo que essa ação não cause prejuízos.
- Aumento de lucro
Ao levar em consideração o preço definido pelo markup, fica mais fácil definir preços estratégicos para os seus produtos ou serviços, podendo assim obter mais lucro com as vendas.
Conclusão
Calcular o preço unitário de cada produto não é tão simples como você deve saber.
Afinal, todas as variáveis devem ser incluídas no cálculo para que o preço do produto seja capaz de cobrir todos os custos.
Então, para essa etapa seja realizada com mais facilidade você deve aprender como fazer markup.