Você sabe o que código EAN? Ele é o famoso código de barras encontrado nas caixas de produtos.
Ele é muito importante para quem deseja vender produtos tanto em uma loja virtual como em uma loja física, o seu objetivo é facilitar a comercialização de produtos que utilizamos no nosso dia a dia.
Na prática ele faz com que cada produto seja único na hora passar no caixa, pois ele informar todas as características relacionadas ao produto.
Como, por exemplo, a empresa fabricante, a cor, o tamanho, a quantidade e entre outras.
Além disso, ele é obrigatório para quem deseja vender produtos em plataformas de vendas como Google Shopping, Mercado Livre, B2W e entre outras.
Nesse post você vai entender a importância do EAN e as vantagens que ele proporciona.
O que é o Código EAN?
Ele é um código criado na Europa por uma empresa reguladora de comércio chama GS, a sigla EAN significa: Europeu Article Number.
Apesar de ser criado na Europa esse código é utilizado em todo o mundo.
Ele é uma ferramenta que ajuda na identificação de produtos de forma individual através de um código de 13 dígitos.
Cada dígito possui informações sobre o produto, empresa e a procedência.
Por exemplo, os 3 primeiros números são de identificação do país, no Brasil o número será 789.
Depois são utilizados de 4 a 6 dígitos para identificar a empresa, e de 3 a 5 dígitos para identificar o produto e mais 1 dígito verificador.
Para que serve o código EAN?
O EAN é uma medida de controle e segurança que permite que os vendedores e compradores tenham certeza de que um produto tenha sido comprado e recebido por ambas às partes.
Além disso, os principias marktplaces do mercado nacional como, por exemplo, Mercado Livre, B2W, CNOVA e entre outras só permitem a venda dos produtos se o vendedor apresentar o código EAN de cada produto.
Por outro lado, o código também pode ser usado como controle de estoque, pois quando você descobre o EAN de um produto fica mais fácil ter controle dos produtos que entram e saem.
Como gerar um código EAN?
Se você é revendedor de algum produto não precisa se preocupar com o código EAN, pois, ele é fornecido pelo próprio fabricante do produto.
Entretanto, se o seu objetivo e vender produtos que você mesmo fábrica, em um marketplace é preciso gerar os códigos de seus produtos.
Atualmente as empresas que geram o código no Brasil são a SCB Brasil e uma versão brasileira da empresa GS1.
O processo de criação é simples, mas vale a pena lembrar que ele deve identificar cada produto e suas características.
Sendo assim, se tiver 10 pares de sapatos precisa gerar um código para cada um deles.
Além disso, outro ponto que deve ser destacado é a reutilização dos códigos EAN, mesmo que o produto não tenha sido vendido ou saiu de circulação, ainda assim não recomendado a reunificação do código.
As principais vantagens do código EAN?
O EAN além de ser um dos requisitos para vender produtos de forma legalizada, ele também traz alguns benefícios como, por exemplo:
- Rapidez na expedição de produtos
Por meio de um leitor de código de barras você consegue identificar o produto em alguns segundos.
Além disso, ele também auxilia no registro do produto em uma plataforma de vendas.
Com isso, o seu negócio ganha mais agilidade e produtividade, pois não será mais necessário registrar os seus produtos manualmente.
- Controle de estoque
O código auxilia no controle do seu estoque desde a entrada até a saída do produto.
Por funcionar assim ele permite que você tenha uma visão clara sobre os produtos que estão vendendo mais.
- Anúncios aprovados com mais rapidez nos marketplaces
Como já falamos anteriormente, o código EAN é importante para quem vende produtos em marketplaces, mas muitos lojistas desconhecem a sua importância.
E, isso pode prejudicar o anúncio de novos produtos nas plataformas de vendas. Entretanto, quando o EAN é cadastro o anúncio do produto é aprovado mais rápido.
- Segurança
O código ajuda a comprovar a autenticidade de origem e fabricação do produto. Para verificar basta apenas pesquisar no código em sites específicos como EAN-Search.
Conclusão
Esse código é uma obrigação que os lojistas iniciantes ou com experiência precisam atender para que possam vender os seus produtos no Brasil ou exportá-los.
Por causa disso, ele é importante para todos que trabalham com a revenda de produtos.