A projeção de vendas, conhecida também como planejamento de receitas, é na verdade uma previsão do quanto uma empresa deseja vender em um determinado período.
Todo o planejamento empresa é realizado com base na projeção das vendas, pois a partir dela são definidas outras projeções como, por exemplo, gastos, investimentos e novas contratações.
Entretanto, mesmo sendo um elemento importante para o planejamento estratégico de qualquer empresa.
É bastante comum que os gestores foquem apenas no monitoramento dos custos e despesas, deixando a projeção de receitas para segundo plano.
Esse é um erro que você deve evitar, já que é a projeção de novas vendas que vai garantir que a sua empresa tenha recursos para manter a saúde financeira.
Por isso, é importante saber como utilizá-la para aumentar o faturamento do seu negócio.
O que é Projeção de Vendas?
Ela pode ser definida como uma maneira de estimar o volume de receita que a empresa pretende receber em um determinado período como, por exemplo, em um trimestre, semestre ou ano.
A projeção é estimada com base em algumas informações da empresa como o histórico de vendas, a capacidade de produção, o comportamento do mercado e entre outras.
Essa projeção é uma etapa fundamental para o restante do planejamento, pois com a previsão de quanto é possível receber em um determinado período, é possível definir outros orçamentos como:
Deduções:
São aquelas despesas que só existem quando as vendas acontecem como, por exemplo, impostos, comissões e frete.
Gastos:
Com a precisão de vendas definida é possível calcular os gastos com mão de obra e matéria-prima, além de outros gastos relacionados às vendas.
Investimentos:
Em alguns casos a projeção de vendas é alta e exige que novos investimentos sejam realizados como, por exemplo, a compra de novos equipamentos e entre outros investimentos para que a projeção seja alcançada.
Por que a projeção de vendas é importante?
A projeção é um passo importante para as decisões estratégias da empresa por influenciar diretamente em outras áreas.
Desde o volume de matéria-prima a ser comprada até a contratação de novos funcionários, além de investimentos em infraestrutura.
Com a estimativa de vendas definida fica mais fácil prever falhas ou crises.
Além disso, o gestor pode se organizar para evitar que os esforços da equipe e os investimentos sejam desperdiçados.
Durante a definição da projeção de vendas é possível identificar novas oportunidades.
Como fazer para aumentar o faturamento do seu negócio?
Agora que você sabe a importância de projetar as vendas por períodos, observe o que fazer para criar a projeção de vendas do seu negócio.
Olhe o histórico de vendas
Antes de criar a sua projeção analise antes o seu histórico de vendas passadas, assim você consegue olhar quais foram os resultados obtidos nos períodos passados.
Ao analisar o histórico fica mais fácil entender o desempenho dos vendedores e também o resultado das ações de marketing e de outros fatores.
Estude o mercado
Antes de definir a projeção de vendas você precisa analisar a situação atual do mercado.
Essa analise é importante para identificar as novas tendenciais e a alteração de demanda.
Ou seja, antes de definir qualquer meta você deve entender o que está acontecendo no seu setor que pode impactar diretamente nas vendas.
Defina de onde a receita virá
Para que a meta seja alcançada você deve definir de onde as receitas vão sair. Então, pense detalhadamente nos seguintes fatores:
- Fonte de leads,
- Praças de atuação,
- Novos produtos,
- Mix de produtos,
- Canais de vendas.
Dessa maneira, tanto a gestão quanto a execução do planejamento de vendas ficam mais fáceis.
Monte a projeção de vendas
A projeção de vendas do seu negócio pode ser criada tanto em uma planilha ou em um software de gestão comercial.
Com um software ERP você pode monitorar em tempo real a evolução do funil de vendas.
Conclusão
Os efeitos da crise geralmente afetam as empresas de diversas formas.
No entanto, os gestores que utilizam a projeção de vendas e a sua experiência ao seu favor conseguem prever a chegada de momentos de incerteza no mercado.
Assim, não são pegos de surpresas e podem se prevenir contra prejuízos.