Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Business Intelligence: O que é e qual sua importância

O Business intelligence ou inteligência de negócios é algo indispensável para as empresas.

Com essa ferramenta é possível coletar dados sobre a empresa e organizá-lo estrategicamente.

Assim ela permite que o gestor possa analisar e tratar qualquer tipo de informação que seja relevante para a empresa, possibilitando as melhores decisões.

Com a ajuda dela cada processo, atividade, rotina e forma de comunicação da sua empresa pode ser otimizada para manter a maior competitividade.

A inteligência de negócios quando aplicada corretamente oferece a chance que as empresas precisam para se reinventarem, tanto na parte interna como na externa.

Sendo assim, ela é algo fundamental para modernizar todos os processos da empresa com objetivo de se reposicionar para o público-alvo, clientes, fornecedores e concorrentes.

Por causa disso, o business intelligence está cada vez mais presente nas empresas.

Então, é importante que você compreenda o seu conceito e comece a aplicá-lo na sua empresa.

O que é business intelligence?

Podemos defini-lo como a coleta, armazenamento, tratamento, análises e aplicações de dados, que são fundamentais para tomar decisões importantes de maneira assertiva.

Atualmente o BI se tornou importante para definição de uma estratégia ou plano de ação.

Com essa ferramenta você consegue descobrir qualquer assunto relacionado à sua empresa.

Que podem ser aplicadas no dia a dia, podendo ser técnicas operacionais, pesquisas de mercado, estudo de público e entre outras.

Entretanto, é importante destacar que o BI não é uma tecnologia, mas sim um conceito que deve ser aplicado em sua empresa, embora algumas ferramentas inovadoras possam fazer parte do processo.

Como business intelligence funciona?

Apenas as informações não trazem resultado nenhum para as empresas.  Por isso, é importante que elas sejam analistas de maneira adequada. 

Nesse sentido, o BI funciona com a coleta de informações que agrega novos pontos de vista e aplicações estratégicas.  

Ele funciona dividido em etapas classificadas como: coleta, análise, compartilhamento e monitoramento.

  • Coleta: Nessa primeira etapa ele coleta as informações e define qual delas é importante para o seu negócio, e qual o objetivo que deseja ser alcançado.
  • Análise: A análise é responsável por interpretar as informações colhidas e definir as métricas, os resultados ficam disponíveis em dashboards.
  • Compartilhamento: Algumas informações colhidas são de interesse de setores específicos na empresa. 

Então, os relatórios devem ser encaminhados para essas áreas para que os gestores possam analisar e tomar as melhores decisões.

  • Monitoramento: Os resultados obtidos devem ser revisados e monitorados constantemente, e acima de tudo, novos dados sobre a movimentação do mercado, do público e da própria empresa devem ser obtidos.

Por que o business intelligence é importante para as empresas?

Hoje em dia a internet aumentou a competividade entre as empresas, o que consequentemente promove um grande volume de informações pela a rede que precisam ser coletadas e armazenadas para depois ser tornar um ativo de valor para o negócio.

Por causa disso, para que os gestores consigam tomar decisões rápidas e acertadas é necessário ter uma ferramenta para auxiliar esse processo.

Nesse sentido, o BI ajuda as empresa a antecipar e solucionar os seus problemas de maneira preventiva.

Antigamente quando esse conceito não existia os gestores não conseguiam visualizar as falhas na sua operação, por isso muitas vezes precisavam solucioná-los de maneira corretiva.

Então, BI ajuda as empresas a melhorarem os seus processos internos, além de proporcionar informações que podem ser utilizadas para conquistar mais clientes e diferenciais competitivos.

Vantagens de aplicar o BI em sua empresa

A aplicação do Businesse Intelligence permite que os gestores possam administrar melhor a sua empresa ao ter acesso a diversas informações.  Então, as principais vantagens promovidas são:

  • Otimização de preços,
  • Reações rápidas em relação às demandas do mercado,
  • Relatório acessível,
  • Identificação de custos extras,
  • Descobertas de novas oportunidades de negócio.

Além dessas vantagens também é possivel ter relacionamento com fornecedores e clientes.

Outras vantagens proporcionadas são a percepção de informações valiosas e a melhoria nos processos que acontecem por meio da análise de indicadores.

Em quais setores o BI pode ser aplicado?

Ele pode ser aplicado em diversos setores da sua empresa como, por exemplo:

Marketing: ele pode ser utilizado para criar campanhas de atração e retenção de clientes.

Atendimento: nesse setor ele pode ajudar a criar um canal de atendimento ágil e personalizado, tanto para pré-venda quando para o pós-venda.

Vendas: O BI pode ser utilizado para auxiliar na segmentação dos seus consumidores e criação de ofertas e promoções.

Conclusão

O BI – Bussiness Intelligence ou inteligência de negócios está cada vez mais presente nas empresas atualmente.

Isso porque os gestores perceberam que por meio desse conceito é possível extrair ao máximo dados sobre o seu negócio.

Além disso, esse conceito pode ser aplicado por qualquer empresa independente do porte ou segmento.

Nosso artigo te ajudou? Se sim, compartilhe para que ajude mais pessoas!

Tire suas dúvidas e conheça melhor o sistema ERP da Titan.

Entre em contato conosco e receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…
image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.  Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo uma…