A Black Friday 2021 acontecerá no dia 26 de novembro, esse evento é uma oportunidade para os consumidores, que durante o ano inteiro se preparam para aproveitar as ofertas.
Por outro lado, os lojistas também são beneficiados com o aumento nas vendas e a conquista de novos clientes.
Esse evento é muito importante para o comércio brasileiro por ajudar a aumentar as vendas.
Para você ter uma ideia o faturamento atingindo em 2020 foi de R$ 4,02 bilhões em apenas dois dias de evento.
Em 2021 mesmo com a crise a estimativa segundo especialistas é de um aumento nas vendas.
Durante esse evento as vendas no e-commerce costumam bater recordes, por isso é fundamental que os lojistas em geral estejam preparados para edição 2021.
Nesse post você vai conhecer algumas estratégias para aumentar as vendas na Black Friday 2021.
Como surgiu a Black Friday no Brasil?
Antes de mostrar para você as estratégias que você pode usar, vamos falar um pouco sobre como esse evento surgiu no Brasil.
Inicialmente a Black Friday surgiu nos Estados Unidos, sendo realizada na última sexta-feira do mês de novembro, após o dia de Ação de Graças.
Durante esse evento os varejistas oferecem descontos de até 80% para os clientes.
A primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu em 2010, à ideia inicial surgiu do site Busca Descontos, ele reuniu diversas lojas com o objetivo de promover ofertas imperdíveis.
Desde a primeira edição os consumidores brasileiros consideram o evento como uma oportunidade para comprar barato.
Por outro lado, os lojistas consideram o evento com uma oportunidade para aumentar o faturamento.
Produtos mais procurados durante Black Friday
Durante o evento as pessoas procuram diversos produtos como, por exemplo, televisão, smartphones e entre outros.
Segundo o site oficialda Black Friday Brasil, os produtos mais buscados por categoria são:
- 36,5% – Smartphones,
- 36,3% – Eletrodomésticos,
- 29,3% – Televisores,
- 24,1% – Informática,
- 22,4% – Móveis,
- 22,2 – Moda,
- 21,3- Eletro portáteis,
- 19,2% – Viagens,
- 16,8 – Beleza,
- 12,6% – Livros.
Esses são alguns dos produtos buscados devido aos descontos oferecidos.
6 Estratégias de vendas para Black Friday 2021
Para aproveitar as oportunidades de vendas é necessário adotar algumas ações de vendas.
Nesse quesito vale combinar diversas estratégias como:
1. Usar ações tanto na loja física quanto na virtual
No ano passado, o e-commerce teve grande destaque durante a Black Friday.
Em 2021 com a expectativa de retorno à normalidade, o e-commerce deve representar grande parte das vendas realizadas.
Então, para aproveitar as oportunidades durante o evento você pode adotar ações que estimulem o interesse dos clientes tanto na loja física quanto na online.
2. Oferecer descontos reais para os clientes
Como todos sabemos esse evento é marcado pelos os descontos expressivos oferecidos.
Por isso, é importante se atentar aos produtos que a sua loja pode oferecer.
O que você deve fazer é analisar produtos ou categorias com valor expressivo para identificar em quais produtos você pode oferecer descontos.
3. Realizar promoções personalizadas
Durante a Black Friday você pode fazer promoções personalizadas apenas para os seus clientes antigos.
Essa estratégia é uma forma de valorizar aquele cliente que gasta com frequência em sua loja.
4. Focar no seu cliente
A Black Friday com certeza será fundamental para aumentar o seu faturamento.
Entretanto, não adianta oferecer descontos e não garantir a experiência do cliente.
Então, uma das estratégias de vendas que você deve adotar é investir em um atendimento ágil e consultivo.
O consumidor precisa conseguir contato como seu negócio sempre que precisar, isso é um ponto muito importante para a venda.
5. Garantir que a entrega seja rápida
Nas últimas edições do evento, os clientes escolheram receber os seus produtos por meio do Sedex.
Isso mostra que a agilidade na entrega e o preço do frete é um dos pontos decisivos para a compra.
Então, uma das estratégias de vendas que você deve adotar é garantir que a entrega dos produtos seja rápida.
6. Deixar os produtos sustentáveis em destaque
O evento desse ano será uma oportunidade para você destacar os produtos sustentáveis.
Durante essa nova edição as empresas que estiverem apoiando causas relevantes conseguirão se destacar.
Sendo assim, os produtos com materiais eco-friendly e recicláveis serão considerados como pontos decisivos para a compra.
Conclusão
A Black Friday é um evento que deve ser aproveitado tanto por lojista quanto por consumidores.
Porém, se você é lojista e não quer ficar de fora do evento é muito importante se prepara antes, pois além das estratégias de vendas como descontos e entre outras, é necessário também conversar com o seu fornecedor para garantir o estoque de produtos.
Após garantir a disponibilidades dos produtos você pode adotar as ações de vendas.