Definir os melhores preços para os produtos da sua loja não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Afinal, diversas informações devem entrar nesse cálculo, de modo a evitar prejuízos e garantir o sucesso do seu negócio. Nesse sentido, para que essa tarefa seja feita da forma mais eficiente, uma calculadora de precificação de produtos é essencial.
Continue lendo e confira como essa ferramenta, possibilitada por um programa de automação comercial, pode ajudar você a definir os melhores preços para os seus produtos, atrair clientes e aumentar a sua rentabilidade. Boa leitura!
Como a precificação impacta no sucesso do seu negócio?
Também conhecida como pricing, a precificação não é o simples ato de escolher preços aleatoriamente, optando por aqueles mais altos ou por aqueles mais próximos da concorrência.
Pelo contrário, essa é uma das tarefas mais importantes de um negócio, impactando diretamente na imagem da sua marca e, principalmente, no seu faturamento. Portanto, ela requer um planejamento detalhado.
Imagine, por exemplo, definir preços altos para os seus produtos, visando aumentar a margem de lucro sobre eles, e acabar afastando os consumidores da região (ou seja, o seu público-alvo). Dessa forma, tais produtos ficarão parados no estoque e, posteriormente, terão que ser vendidos muito abaixo do preço. Isso acabaria em prejuízo, não é mesmo?
Por outro lado, a diminuição cada vez mais intensa dos preços, motivada pelos concorrentes, pode fazer com que as vendas, mesmo que em grande quantidade, não sejam suficientes para arcar com os custos e as despesas do estabelecimento.
Situações desse tipo podem comprometer o seu fluxo de caixa e, inclusive, a viabilidade do seu negócio. Então, é possível notar como o pricing é essencial para a sua loja, certo?
Nesse sentido, muitos fatores – que podem ser externos ou internos ao seu negócio, como a sua localização e os custos envolvidos nos processos – precisam ser considerados, antes dos dados entrarem para uma calculadora de precificação. Vamos conferir?
Fatores importantes que devem ser considerados na precificação dos seus produtos
Como vimos, uma precificação estratégica deve contar com diversas variáveis, que determinarão quais serão os preços mais atrativos para os seus clientes, mas que também podem ser lucrativos para você. Alguns desses principais fatores são:
- Os custos e as despesas da sua loja, que podem ser fixas (como o aluguel ou o pagamento dos colaboradores) ou variáveis (que dependem das vendas, como a compra dos produtos ou determinadas contas). Esses valores precisam ser cobertos pelas vendas, de modo a atingir o ponto de equilíbrio;
- A margem de contribuição, ou seja, quanto cada produto contribui para o ponto de equilíbrio do seu negócio. Em outras palavras: você pode descobrir essa margem subtraindo o custo de aquisição daquele produto do preço pelo qual ele está sendo vendido. O valor que sobrar, em porcentagem, será o impacto daquele produto no pagamento dos gastos da loja;
- As características da localização e do público-alvo, que podem determinar – dependo da renda média dos consumidores próximos a sua loja – uma percepção diferente dos valores, ou se preferem pagar um pouco mais por produtos exclusivos;
- Os preços dos concorrentes, que você pode tomar como base para definir a sua margem de lucro sobre os produtos, isto é, os valores para além do ponto de equilíbrio. Nesse sentido, você pode aproximar a sua margem das margens deles, ou procurar agregar valor de outras formas, como em um atendimento de qualidade.
Quer saber mais detalhes sobre esses fatores e conferir dicas incríveis sobre pricing? Então clique aqui e confira nosso artigo completo sobre precificação para produtos em supermercados.
Como um programa de automação comercial auxilia no seu processo de precificação?
Agora que vimos por que o pricing é importante para a sua loja, e quais são os principais fatores a serem considerados nesse processo, é possível perguntar: como executar essa tarefa de forma eficiente?
É nesse sentido que um programa de automação comercial pode ser um grande aliado!
Também conhecido como sistema ERP, ou ainda software de gestão comercial, esse programa é capaz de otimizar todos os processos de um negócio, e não é diferente quando estamos falando sobre pricing.
Confira abaixo, além da calculadora de precificação de produtos, algumas outras vantagens que um sistema de automação comercial pode trazer para a sua loja.
Calculadora de precificação de produtos
Como vimos, o cálculo de preços envolve uma série de dados e detalhes, ou seja, fazer isso em planilhas demanda tempo e esforço dos funcionários, que poderiam estar se dedicando a outras atividades estratégicas.
Mas, com um programa de automação comercial, que possua uma calculadora de precificação, esse processo pode ser agilizado, uma vez que é necessário apenas o preenchimento dos dados e o programa calcula automaticamente para você. Essa ferramenta pode economizar um bom tempo, certo?
Levantamento dos gastos da loja
Porém, não é apenas no cálculo dos preços que um sistema ERP pode auxiliar, mas também em todo o processo de reunião de informações, de modo a planejar o melhor preço para os seus produtos.
Nesse sentido, com o acompanhamento de todas as movimentações financeiras – como entradas, saídas, contas a pagar e receber, entre outras – você terá uma fonte centralizada e confiável dos custos e despesas da sua empresa.
Além disso, esses dados podem ser cruzados e organizados em relatórios gerenciais, que apresentam diversas informações importantes tanto para acompanhar os seus indicadores de desempenho, quanto para planejar ações estratégicas, como promoções.
Pesquisa de preços dos concorrentes e auxílio no processo de auditoria de preços
Outro ponto de extrema importância, é que um sistema para loja, de qualidade, possibilita que você pesquise preços de concorrentes com facilidade, de modo a ter um embasamento mais sólido na definição da sua margem de lucro.
Essa ferramenta também pode auxiliar nos processos de auditoria de preços, com a disponibilização rápida de informações e a integração com coletores de dados. Você pode conferir mais detalhes sobre esse assunto no nosso artigo sobre auditoria de preço na gôndola e caixa.
Execute uma precificação eficiente com o sistema ERP Titan Retail
Depois de tudo o que vimos neste artigo, não resta dúvidas de que um programa de automação comercial é essencial para uma precificação de produtos rápida e eficiente, certo?
Então, conheça o sistema ERP Titan Retail! Um programa 100% online, que automatiza diversas operações, além de armazenar e centralizar os dados em um único lugar.
Com ele, você é capaz de efetuar todas as funcionalidades que mencionamos aqui, com um controle completo do seu estoque (por meio do módulo de Gestão de Mercadorias), de todos os seus processos financeiros, além de acessar relatórios completos para aumentar a eficiência da sua gestão.
Por fim, com a calculadora de precificação do Titan Retail, você pode ter o seu processo ainda mais otimizado, permitindo que a sua equipe direcione os esforços para planejar as próximas ações estratégicas.
Quer saber mais sobre as vantagens que o Titan Retail pode proporcionar? Entre em contato com um de nossos especialistas para aumentar a eficiência da sua precificação de produtos e, consequentemente, a sua rentabilidade.
Além disso, se quiser saber mais sobre como esse programa pode auxiliar nos diferentes segmentos do mercado, selecione alguma das seguintes opções: