Fazer um gerenciamento eficiente de uma loja pode ser desafiador, não é mesmo? Afinal, são inúmeros os procedimentos em diferentes setores. Porém, as inovações tecnológicas vêm transformando cada vez mais esses processos e, agora, com um programa de automação comercial em nuvem, diversas vantagens podem ser proporcionadas aos gestores.
Então, não perca tempo! Confira, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre um programa de automação comercial em nuvem, e, ainda, conheça dicas para escolher o melhor para a sua loja!
O que é um programa de automação comercial em nuvem
Como sabemos, um comércio – para funcionar devidamente – necessita da atuação de diversos setores, como o financeiro, o de vendas, de estoque, de contabilidade, entre outros. E sabemos, inclusive, que cada um desses setores possuem suas próprias dinâmicas e processos internos.
Nesse sentido, não é possível (nem mesmo imaginar) organizar todos esses detalhes em planilhas ou anotando em um bloco de notas, certo?
Em um cenário como o descrito acima, erros – desde os mais simples, até gravíssimos – poderiam ser cometidos, o que implicaria em desperdício de investimentos e prejuízo para as empresas.
Em vista disso, com o objetivo de facilitar os processos e otimizar a gestão dos empreendimentos, os primeiros programas de automação comercial foram criados por volta da década de 50.
Esses softwares foram desenvolvidos e ampliados ao longo do tempo e foram a base para o que, atualmente, conhecemos como programas de gestão comercial ou sistemas ERP (do inglês Enterprise Resource Planning, que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”).
Mais recentemente, as inovações tecnológicas também possibilitaram o processamento dos programas em nuvem, ou seja, pela internet, promovendo diversos benefícios e o sucesso cada vez maior desse mercado.
Para demonstrar isso, uma pesquisa realizada pela A Research and Markets apontou que o mercado global de sistemas ERP em nuvem deve crescer dos US $45,3 bilhões – apontados em 2020 – para US $101,1 bilhões de dólares até o ano de 2025. Inacreditável, não é?
Quais são os principais benefícios de um ERP na nuvem
Como vimos, os programas de automação comercial possuem como principal objetivo facilitar o gerenciamento dos negócios, por meio da automatização de processos, do armazenamento de dados e também da disponibilização de relatórios.
Nesse sentido, um software ERP na nuvem, além dessas funções, possibilita também um amplo controle sobre os setores, centralizando e integrando as informações em tempo real, tudo em uma única plataforma.
Diferente de um sistema ERP local, que é instalado em um servidor particular e precisa de toda a infraestrutura – como cabeamento –, um ERP na nuvem pode ser acessado de forma simples, por qualquer dispositivo com internet, utilizando apenas um login e uma senha.
Confira abaixo alguns dos principais benefícios de um sistema na nuvem:
- Economia: como o sistema é acessado pela internet, não é preciso um investimento inicial, com cabos, dispositivos ou ainda com a instalação do sistema. Além disso, a contratação costuma ser feita por planos mensais, dispensando a compra de licenças e pagando apenas pelos módulos que realmente forem necessários para o empreendimento;
- Mobilidade: o fato de que o programa está localizado em nuvem, permite que ele seja acessado por qualquer dispositivo conectado à internet. Dessa forma, é possível controlar o seu negócio até mesmo por aplicativos de smartphones, em qualquer lugar;
- Segurança: as informações são armazenadas em centros de processamento de dados e protegidas com tecnologias inovadoras e seguras, estando bem menos vulneráveis do que estariam em servidores particulares;
- Atualização e suporte: as próprias fornecedoras efetuam as atualizações e disponibilizam todo o suporte necessário, assim, não é preciso treinar e manter toda uma equipe de TI, reduzindo ainda mais os custos.
Quer entender melhor a diferença entre programas de automação comercial locais ou na nuvem? Confira o nosso artigo sobre as vantagens de um software para supermercado em nuvem e saiba mais a respeito desse modelo inovador!
Dicas de como escolher o melhor programa de automação comercial para a sua loja
Agora que sabemos o que é um programa de automação comercial em nuvem e quais são suas principais vantagens, surge a pergunta: como saber qual é o melhor para a sua loja?
Por se tratar de um mercado em crescimento, com as mais variadas opções, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher. Confira!
Saiba as necessidades do seu negócio
Antes de qualquer tomada de decisão é essencial que se faça um planejamento. Certo?
Para isso, você deve considerar quais são as principais necessidades do seu negócio.
Analise o seu histórico: como está o gerenciamento de estoque? Os colaboradores estão satisfeitos quanto aos métodos de controle financeiro e ferramentas fiscais?
Perguntas desse tipo podem orientar o seu planejamento, então converse com a sua equipe e anote o que precisa ser melhorado.
Considere também pesquisar sobre empresas que são especialistas no seu ramo de atuação e descubra o que elas têm a oferecer.
Entenda sobre cada módulo e como eles podem ajudar no gerenciamento da sua loja
Os softwares ERP funcionam em módulos, e é através desses módulos que são organizadas as funções de cada setor específico, como de vendas, de estoque ou de contabilidade.
Dessa forma, cada módulo possui ferramentas que são capazes de otimizar os processos de cada setor, então é necessário que você saiba quais são essas ferramentas e de quais a sua loja precisa.
Controle de estoque com programas de automação comercial em nuvem
Um bom exemplo de módulo que a maioria das lojas precisam é o de controle de estoque.
Nesse sentido, um software ERP que possibilite o controle completo das entradas e saídas no estoque, que ajude na execução de inventários físicos (completos ou rotativos) e que permita o lançamento e controle das perdas e consumos, é essencial para evitar rupturas e desperdícios, promovendo uma gestão mais econômica.
Considere os diferenciais dos sistemas ERP
Inovações tecnológicas continuam acontecendo e transformando os processos cotidianos. Desse modo, ter um sistema de fácil integração com novas ferramentas pode ser uma vantagem competitiva para o seu empreendimento.
Além disso, programas que possuem um CRM (Customer Relationship Management) ou seja, um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente, e aplicativos para smartphones, por exemplo, podem proporcionar uma estratégia de vendas ainda mais eficiente.
Então, fique atento aos benefícios que os diferenciais podem promover!
O Programa de automação comercial Titan Retail pode te ajudar!
Depois de tudo o que foi apresentado aqui, é hora de começar o planejamento para encontrar o software que mais atenda às suas necessidades.
Então, conheça também o sistema ERP Titan Retail e descubra as diversas vantagens que ele pode trazer para a sua loja.
O Titan Retail possui um CRM integrado – para você gerenciar e automatizar o contato com seus clientes –, um controle de estoque completo, relatórios detalhados e uma ampla variedade de módulos, inclusive para delivery. Dessa forma, é customizável para os mais diversos segmentos.
Ele possui ainda o Titan Online Sales, aplicativo para smartphones que te permite ter o controle do seu negócio na palma da sua mão!
Então, conheça mais sobre o Titan Retail e saiba como ele pode otimizar os processos da sua loja, ou entre em contato com nossos especialistas e nos diga quais são as suas necessidades.