O comércio é alvo de reclamações dos clientes com frequência por causa da qualidade no atendimento. Todo mundo já foi mal atendido alguma vez na vida e acontecimentos como esse ficam gravados na memória, não é mesmo?
Mas para quem está do outro lado do balcão, nem sempre é fácil atender bem. Só que isso é fundamental para fidelizar clientes e atrair novos para o estabelecimento. Para ajudar você nessa missão, temos 4 passos para trazer mais qualidade no atendimento do seu negócio!
Seja educado e paciente
É um conceito básico que deveria ser seguido no comércio e na vida, mas que muita gente esquece em meio à rotina agitada de um comércio. Também não é difícil acontecer uma situação na qual os atendentes não tenham paciência com os consumidores e acabem destratando-os.
Esse é um erro gravíssimo que prejudica a relação com a clientela e impacta diretamente nas vendas e na fama do seu negócio. Por isso, faça com que todos os clientes, sem distinção, sejam tratados de forma educada e cortês, sem pré-julgamentos e muito menos preconceitos. Além disso, é preciso ter muita paciência para lidar com eles e ouvir os seus pedidos e dúvidas.
Esclareça todas as dúvidas
Para complementar a dica anterior, é fundamental ser paciente na hora de esclarecer as dúvidas do cliente. Afinal, ele tem interesse em comprar no seu estabelecimento, mas no começo talvez ele não saiba exatamente o que quer.
A qualidade no atendimento faz toda a diferença nessa hora. Por isso, treine a equipe para que ela saiba todos os detalhes dos produtos, assim os funcionários terão condições de responder a todas as perguntas dos compradores e vão vender mais e melhor.
Mantenha tudo limpo e organizado
Um local limpo e organizado é um item importante para garantir a qualidade no atendimento. Qual cliente gostaria de encontrar um estabelecimento sujo e bagunçado? Ninguém fará compras em um local assim.
Logo, faça questão de deixar tudo em ordem e causar uma boa impressão na clientela. Isso já estimula as pessoas a fazer compras no seu comércio.
Seja rápido e mantenha a qualidade no atendimento
Fazer o cliente esperar é péssimo para a imagem do seu negócio. Ele simplesmente pode perder a paciência e ir embora sem fazer a compra, e ainda vai contar para outras pessoas o que aconteceu.
Por isso, garanta que os visitantes sejam atendidos com rapidez, sem perder a qualidade no atendimento. Se precisar, avise e peça para o interessado aguardar um momento. Mesmo assim, busque resolver o problema do cliente o mais rápido possível.
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