Não existe varejo sem a existência de compradores. Pensando nisso, responda: o que você, dono ou gestor de comércio, está fazendo pela sua gestão de clientes? Saiba que cuidar bem do relacionamento do seu negócio com sua clientela é essencial para alcançar o sucesso e até mesmo para aumentar o faturamento da loja. Quer descobrir como fazer isso? Então, leia este artigo até o final!
A relação entre gestão de clientes e faturamento
A gestão de clientes é uma prática bastante comum e que muitas vezes é feita de forma natural por comerciantes. Isso porque o princípio básico por trás dessa atividade é conhecer e agradar seus clientes, buscando a satisfação e a fidelização deles.
Sabe aquele senhor que é dono de um bar há décadas, conhece todos pelo nome, sabe a bebida preferida de cada um e até permite que o pagamento seja feito sempre no fim do mês? Ele está fazendo, de certa forma, uma gestão de clientes. Claro que, nesse caso, de forma bem simplificada.
Para garantir a escalabilidade do seu comércio, porém, é importante fazer esse gerenciamento de maneira mais organizada. Esse pode ser o diferencial competitivo que precisava para conquistar mais público e fidelizar aqueles que já compram de você.
O encantamento alcançado ao fazer um bom atendimento ao cliente e ao antecipar suas necessidades e desejos leva à conquista, o que faz com que ele prefira o seu comércio mesmo que, por exemplo, abra um similar mais próximo da casa dele. Além disso, um cliente satisfeito recomenda, o que pode levar mais pessoas a conhecerem o seu negócio.
Como fazer uma boa gestão de clientes
Para conseguir fazer uma gestão de clientes realmente eficaz, o primeiro passo é procurar conhecer bem quem compra na sua loja. Dessa forma, você saberá qual é o perfil de compras que ele costuma realizar e, consequentemente, conseguirá personalizar, por exemplo, promoções e descontos em produtos do interesse dele.
Parece muita coisa, certo? Mas é aí que entra o auxílio inestimável da tecnologia. Hoje existem diversos softwares que auxiliam a fazer a gestão de relacionamento com o cliente, são os CRMs (Customer Relationship Management). Com eles, você pode utilizar informações dos clientes, conhecendo seus hábitos e tomando atitudes que atendam às suas necessidades individuais. Com certeza esse é um investimento que vale a pena e vai trazer retorno!
Gostou de saber um pouco mais sobre como funciona a gestão de clientes? Então descubra também como trabalhar a fidelização de clientes em cada setor do comércio e aumente ainda mais seu faturamento.