Se você é dono ou gestor de um comércio, uma de suas grandes preocupações deve ser melhorar seus resultados. Aprimorando o atendimento ao cliente e aumentando seus lucros, assim o alto desenvolvimento tecnológico tem tornado possível. Contar com muitas ferramentas que deixam mais simples gerir os negócios. Uma das mais úteis dentre elas é o coletor de dados.
Se você ainda não o adotou em sua loja ou desconhece os benefícios de seu uso, confira este artigo!
O que são coletores de dados.
Caso você ainda não saiba ou não use essa ferramenta em seu comércio, os coletores de dados são equipamentos portáteis, que coletam informações de um produto e as transfere para um sistema.
Os aparelhos coletores fazem também a leitura de códigos de barras por meio de sensores, enviando para um programa central todos os dados da mercadoria, tornando muito mais simples o controle de diversos processos dentro dos comércios.
Quais as funções de um coletor de dados.
A principal função dos coletores de dados é ler informações dos produtos e armazená-las em um sistema, por isso é imprescindível que esses equipamentos funcionem de forma integrada com um ERP.
Portanto essa integração entre as duas soluções possibilita compartilhar dados das mercadorias simultaneamente entre várias áreas, tornando mais fácil o controle de estoque na loja.
Os coletores em geral são utilizados para:
- Conferência de entrada de mercadorias.
- Auditoria de preços nas gôndolas (verificando se correspondem aos do PDV).
- Cadastro e emissão de etiquetas.
- Conferência de estoque (inventário).
- Indicação de rupturas em gôndolas.
- Pesquisa de preços em concorrência.
- Indicação de movimentações internas de mercadorias entre áreas.
- E seleção de itens para pedidos de compras.
Quais as vantagens do uso dos coletores de dados
Por integrarem processos e compartilharem de forma simultânea informações entre as áreas do comércio. O uso dos coletores de dados traz diversos benefícios, no entanto os principais são a diminuição da burocracia e de erros. São resultado do fim dos processos manuais, como o uso de anotações em papéis.
A confiabilidade das informações transmitidas pelos coletores de dados ajudam a gerir o estoque e a controlar os fluxos de mercadoria, bem como no processos de operação da loja (etiquetagem, precificação, compras e reposição de mercadorias).
Podem ser consolidados na emissão de relatórios, que dão uma visão geral dos processos, ajudam a adotar ações para aumento da produtividade e melhora do atendimento.
Quer usufruir de todos os benefícios de utilizar coletores de dados em seu comércio? Então, conheça o sistema para loja oferecido pela Titan Software, que integra coletores e ERP, entregando a você um sistema com todas as funções necessárias para otimizar os processos em sua loja e fazer seu negócio crescer.