Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Pesquisa de Concorrência na Gestão de Supermercados: Por Que Fazer e Quais as Vantagens

A pesquisa de concorrência ou benchmarking, como também é conhecida, é bastante relevante para a gestão de supermercados. Descubra neste texto quais são as vantagens de realizar essa atividade!

Entenda o que é pesquisa de concorrência

A pesquisa de concorrência é uma análise aprofundada de empresas que atuam no mesmo setor que você. Essa análise vai levantar as práticas dessas empresas, o que pode servir de comparação e referência para o seu negócio.

Como usar a pesquisa de concorrência na gestão de supermercados?

Através da pesquisa de concorrência é possível levantar as melhores práticas do seu mercado, identificar tendências e chegar a possíveis insights de melhorias que podem ser aplicadas aos processos internos do seu negócio. Tudo isso é essencial para a gestão de supermercados.

Comparação de preços

Outro ponto forte da pesquisa de concorrência para a gestão de supermercados é a comparação de preços. Você, como dono ou gestor de um comércio, com certeza já sabe muito bem a importância de saber precificar seus produtos.

Praticar valores muito acima da concorrência pode levar à perda de vendas e à fama de “careiro”. Da mesma forma, ter preços muito inferiores diminui sua margem de lucro e pode acostumar mal seus clientes. Nesses casos, quando você adéqua seu preço, essas pessoas passam a se recusar a comprar, o que também afeta a lucratividade do supermercado.

Para fazer uma comparação de preços que realmente possa ajudar na gestão de supermercados, o que recomendamos é que você escolha em quais produtos quer ser mais competitivo. Isso porque uma pesquisa de concorrência com todo o seu portfólio pode acabar sendo muito complexa, extensa e demorada.

Utilize um software de gestão de supermercados que faça pesquisa de concorrência

A automação comercial é uma ajuda e tanto para a gestão de supermercados. Um software que faça a pesquisa de concorrência pode ser exatamente o que você precisa para alcançar ainda mais sucesso com o seu negócio.

A solução da Titan Software oferece um módulo específico para a pesquisa de preços na concorrência. Além de verificar os preços dos concorrentes e os comparar com os que você registrou, o sistema confronta também o custo dos produtos e apresenta a margem que está sendo utilizada sobre o seu preço de venda e o da concorrência. Portanto, além de ajudar a precificar os seus produtos, ele também auxilia a avaliar se você os está comprando pelo melhor preço.

Como fazer pesquisa de concorrência no Titan Software

Existem duas formas para fazer a pesquisa de concorrência pelo sistema da Titan. A primeira é definindo no programa suas lojas, os concorrentes e os produtos que deseja pesquisar. Em seguida, é só imprimir o relatório com os itens e dar para os funcionários que vão realizar a pesquisa. Depois, eles lançam manualmente os valores no sistema e este compara as margens, tendo como base seu custo.

A segunda forma, automatiza ainda mais o processo, já que, após você definir no sistema para quais lojas deseja fazer a pesquisa, quais serão os concorrentes pesquisados e escolher os itens que serão participantes, você gera um arquivo, exporta para um coletor de dados e o funcionário, de posse desse coletor, apenas escaneia os EANs e digita os preços.

Quando o funcionário retorna da pesquisa, basta importar o arquivo. Essa otimização da coletagem e a facilitação em lançar o item tornam o processo mais efetivo e com menor gasto de tempo entre as ações.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o Titan Software? Entre em contato conosco.

Entre em contato conosco e receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…
image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.  Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo uma…