Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Entenda como fazer controle de estoque para evitar perdas no lucro com Trocas e Devoluções no comercio

Saber como fazer controle de estoque de forma adequada é uma das chaves para aumentar os lucros no comércio, já que uma boa gestão do fluxo de mercadorias permite a otimização do cronograma de compras, a redução de perdas de vendas por falta de produtos e um melhor atendimento.

Outro problema que gerir de forma eficiente o estoque evita, são possíveis prejuízos com as trocas e devolução de mercadorias. Se você não sabe como controlar o estoque pode tornar a logística reversa uma oportunidade e fazer crescer a rentabilidade do seu negócio, continue lendo este artigo!

Saiba o que é logística reversa no comércio

Já ouviu falar em logística reversa? Ela se refere ao processo de trazer de novo para a empresa um produto rejeitado pelo cliente, seja pelo motivo que for.

Esse processo inclui as regras para devolução de mercadorias praticadas pelo seu negócio e também a forma como essas são recebidas de volta e dão entrada no estoque. E, se ele não for bem realizado, pode custar caro para o seu comércio.

Como trocas e devoluções podem impactar a lucratividade de um negócio

De acordo com a AMR Research, dependendo do tipo de comércio, 20% de tudo o que é vendido é, depois, devolvido pelo consumidor. E há um levantamento da Gartner que estima que devoluções tratadas de forma inapropriada levam a perder de 30 a 35% do lucro potencial de um negócio.

Sabendo o quanto esse fluxo impacta os ganhos de um comércio, é fundamental buscar soluções que tornem os processos de troca e devolução de mercadoria uma oportunidade de rentabilizar e não a certeza de prejuízo.

Como fazer controle de estoque minimiza os possíveis prejuízos da logística reversa

Umas das ações que tornam menores as perdas com a logística reversa no comércio é a gestão eficaz do estoque.

Mantendo um controle rígido e sem falhas da entrada de cada item recusado, é possível analisar o tipo de produto que tem sido devolvido, identificar a frequência das devoluções e administrar a quantidade de determinada mercadoria em estoque.

Com esse tipo de informação em mãos, fica mais fácil tomar decisões estratégicas que podem elevar os lucros, como repensar o comércio de um produto e realizar ações como promoções.

Conheça a solução para gestão de estoque da Titan

Para controlar de forma correta, sem falhas, o estoque do seu comércio, implementar um sistema de gestão é a melhor opção.

Se você quer saber como fazer o controle de estoque e minimizar prejuízos com as trocas e devoluções no seu negócio usando um software de automação comercial, entre em contato para conhecer a solução oferecida pela Titan Software, que é especializada em desenvolver sistemas web para empresas que estão em crescimento.

Entre em contato conosco e receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…
image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.  Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo uma…