Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Entenda como fazer pedido de compras para seu comércio

A rotina de compras é a rotina mais importante em uma empresa de varejo! É necessário comprar bem para vender bem. Por isso, fazer um pedido de compras pode ser mais complexo do que se imagina. Mais do que uma simples solicitação, o pedido de compras é um contrato formal entre empresa e fornecedor.

É por ser um documento tão sério e por lidar com algo tão importante como o fluxo de mercadorias em estoque que você deve aprender como fazer pedido de compras para o seu comércio! E é sobre isso que este artigo vai tratar, portanto leia com atenção.

O que não pode faltar em um pedido de compras

Alguns itens indispensáveis em um pedido de compras são:

  • Dados do fornecedor;
  • Dados do responsável pelo pedido de compras;
  • Quantidade de itens;
  • Descrição dos itens;
  • Valor unitário;
  • Valor total;
  • Tributação;
  • Data de entrega;
  • Frequência de entregas;

Esses e outros dados que você julgar necessários devem estar especificados, pois o pedido de compras deve apresentar claramente o que está sendo solicitado. A formulação de uma checklist pode ser bastante útil para que o responsável pela formulação dos pedidos de compras não deixe nada de fora.

Automatização do pedido de compras

Atualmente existem vários mecanismos que automatizam a execução de pedidos de compras. Mais do que administrar entradas e saídas, um bom software de gestão de estoque deve também fazer a gestão da cadeia de suprimentos.

A Vendor Managed Inventory (VMI) ou, em português, estoque gerenciado pelo fornecedor é uma ferramenta que permite que o fornecedor tenha acesso à movimentação do estoque do comércio. Dessa forma, ele fica responsável pelos reabastecimentos.

Essa é uma forma de fazer reposição ou abastecimento automático, pois os estoques estão sempre sob observação e, quando chegam a um certo nível (determinado em conjunto pelo varejista e pelo fornecedor), o fornecedor é avisado.

Isso permite que a entrega de mercadorias sempre ocorra quando há demanda, impedindo que os estoques cheguem a ficar zerados e também que haja excesso de produtos.

A sugestão de compra por demanda é outro recurso que pode ser muito útil. Neste caso, com base nas entradas e saídas registradas e no fluxo de vendas, o sistema sugere quais produtos comprar e em qual quantidade.

Automatize seus pedidos de compras com Titan Software

Empresas que não conseguem gerenciar bem seus recursos acabam fechando as portas. A tecnologia pode ser uma grande parceira para lutar contra isso! Automatizando tarefas como a gestão de estoque e o pedido de compras, os donos e gestores passam a ter uma visão mais ampla dos seus negócios.

A Titan Software é uma empresa com mais de uma década de experiência no desenvolvimento de softwares para o comércio. Com um sistema que facilita a gestão do centro de distribuição, controlando o abastecimento, o estoque e até mesmo o recebimento de mercadorias, o sistema da Titan Software pode ser uma ótima opção para o seu negócio!

Confira os detalhes sobre a nossa solução e entre em contato conosco para saber mais.

Entre em contato conosco e receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…
image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.  Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo uma…