Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Ações do varejo! Sucesso em promoção

promoção em loja

Uma reportagem de grande interesse publicada na revista Super Varejo trata do assunto da ação promocional. Vale a pena conferir estas dicas;

Seja uma loja que contrata uma consultoria ou mesmo uma rede que tenha um departamento de marketing para elaborar promoções, é importante se atentar a alguns itens para ser mais assertivo nesta tarefa;

Objetivo: É importante definir se a promoção é para aumentar o fluxo de clientes, a venda de determinado segmento ou ainda girar uma mercadoria que está com um estoque alto. Por isso, esta ação deve tocar a emoção e a razão, através do conhecimento do público que freqüenta a loja.

È possível também aproveitar uma data do comércio, um mês de aniversário, semana de algum produto.

Investimento: Para verificar o retorno do investimento na campanha, é importante verificar a quantidade e margem dos produtos que estão sendo vendidos. Uma opção é buscar ações com o maior número de marcas e produtos, o que possibilita dividir estes custos com os fornecedores.

É importante que a loja mantenha um calendário de ações, para sempre ter algo acontecendo.

Impacto: É bom que seja mantida alguma comunicação na entrada da loja, para reduzir a velocidade dos passos do cliente. Uma boa prospecção, que aumente o ticket médio ou mesmo atraia uma quantidade de clientes é uma boa pedida.

Público-Alvo: Pode ser interessante dirigir a mensagem para um grupo de pessoas, porém não muito pequeno. Não se esqueça que o principal público alvo já é cliente, basta segmentar os grupos de acordo com o produto.

Mensagem e Linguagem: Seguir o padrão de mensagens que está sendo utilizado em banners e tablóides. Outra dica é tentar pegar carona em marcas conhecidas de produtos, se a loja optou trabalhar com marcas conhecidas. A mensagem do ponto de venda deve ser rápida e direta. O cliente deve entender de forma clara e rápida.

Produto:Não devem ser promovidos todos os produtos de uma só vez, e é preciso respeitar a sazonalidade dos mesmos. Por exemplo, protetor solar no verão. É possível buscar parcerias com fornecedores, oferecendo vantagens em troca de benefícios. O estoque destes produtos deve ser ampliado.

Outra estratégia é usar produtos complementares, para que o cliente teste os produtos – O cliente leva a carne e ganha um saco de carvão – Promoções que só mexem no preço tendem a não surtir muito efeito, de acordo com os especialistas.

Local: Respeitar a proporção da área de visualização e o tamanho do supermercado. A comunicação deve estar próxima à seção ou ao corredor que abriga a ação e no estacionamento, se assim for possível. Dificilmente o cliente volta para buscar um produto em promoção se ele já passou por aquela seção e não percebeu.

Roteiro: A promoção só deve ser divulgada no início de sua vigência e deve ser mantido sigilo, para a concorrência não fazer outras promoções antes da mesma.

Deve ser escolhido o método de divulgação e os picos, em que serão mais divulgados.

Período de execução: Deve durar entre uma semana e 15 dias. Geralmente é melhor na primeira quinzena do mês, que é quando a loja está cheia. Nesta fase, é importante repor os produtos que estão acabando e renovar as peças de comunicação que estão se deteriorando.

Avaliação de resultados: Os dados tabulados dos resultados destas promoções não devem ser descartados, para futuras análises de métodos de divulgação, quantidade de clientes na loja, mídia utilizada. A idéia é não só fazer promoções de preço, para não acostumar o cliente apenas a comprar pela redução do mesmo.

Para auxiliar a gestão das promoções a ferramenta Titan tem um módulo específico para isso onde se pode executar o planejamento, permite o acompanhamento e executa-se a avaliação da ação promocional gerada.

Através dos dados obtidos na ferramenta Titan, é possível obter informações importantes para a tomada destas decisões, como por exemplo, quantidade de vendas, rentabilidade e resultado de ações passadas.

A ferramenta Titan permite o controle da margem de lucro , percentual de descontos e sugere as quantidades necessárias para o abastecimento da loja para pautá-lo no planejamento de sua promoção.

Outra funcionalidade interessante do sistema é a montagem de Kits , Conjuntos ou descontos por quantidades ( compre 3 e leve 1 grátis por exemplo ) que são cadastrados na retaguarda e geridos automaticamente pela frente de caixa durante o período da promoção.

Agora , mãos à obra e boas vendas !

Fonte: Supermercado Moderno

Photo By: Gastev

Entre em contato conosco e receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…
image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.  Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo uma…