Uma reportagem de grande interesse publicada na revista Super Varejo trata do assunto da ação promocional. Vale a pena conferir estas dicas;
Seja uma loja que contrata uma consultoria ou mesmo uma rede que tenha um departamento de marketing para elaborar promoções, é importante se atentar a alguns itens para ser mais assertivo nesta tarefa;
Objetivo: É importante definir se a promoção é para aumentar o fluxo de clientes, a venda de determinado segmento ou ainda girar uma mercadoria que está com um estoque alto. Por isso, esta ação deve tocar a emoção e a razão, através do conhecimento do público que freqüenta a loja.
È possível também aproveitar uma data do comércio, um mês de aniversário, semana de algum produto.
Investimento: Para verificar o retorno do investimento na campanha, é importante verificar a quantidade e margem dos produtos que estão sendo vendidos. Uma opção é buscar ações com o maior número de marcas e produtos, o que possibilita dividir estes custos com os fornecedores.
É importante que a loja mantenha um calendário de ações, para sempre ter algo acontecendo.
Impacto: É bom que seja mantida alguma comunicação na entrada da loja, para reduzir a velocidade dos passos do cliente. Uma boa prospecção, que aumente o ticket médio ou mesmo atraia uma quantidade de clientes é uma boa pedida.
Público-Alvo: Pode ser interessante dirigir a mensagem para um grupo de pessoas, porém não muito pequeno. Não se esqueça que o principal público alvo já é cliente, basta segmentar os grupos de acordo com o produto.
Mensagem e Linguagem: Seguir o padrão de mensagens que está sendo utilizado em banners e tablóides. Outra dica é tentar pegar carona em marcas conhecidas de produtos, se a loja optou trabalhar com marcas conhecidas. A mensagem do ponto de venda deve ser rápida e direta. O cliente deve entender de forma clara e rápida.
Produto:Não devem ser promovidos todos os produtos de uma só vez, e é preciso respeitar a sazonalidade dos mesmos. Por exemplo, protetor solar no verão. É possível buscar parcerias com fornecedores, oferecendo vantagens em troca de benefícios. O estoque destes produtos deve ser ampliado.
Outra estratégia é usar produtos complementares, para que o cliente teste os produtos – O cliente leva a carne e ganha um saco de carvão – Promoções que só mexem no preço tendem a não surtir muito efeito, de acordo com os especialistas.
Local: Respeitar a proporção da área de visualização e o tamanho do supermercado. A comunicação deve estar próxima à seção ou ao corredor que abriga a ação e no estacionamento, se assim for possível. Dificilmente o cliente volta para buscar um produto em promoção se ele já passou por aquela seção e não percebeu.
Roteiro: A promoção só deve ser divulgada no início de sua vigência e deve ser mantido sigilo, para a concorrência não fazer outras promoções antes da mesma.
Deve ser escolhido o método de divulgação e os picos, em que serão mais divulgados.
Período de execução: Deve durar entre uma semana e 15 dias. Geralmente é melhor na primeira quinzena do mês, que é quando a loja está cheia. Nesta fase, é importante repor os produtos que estão acabando e renovar as peças de comunicação que estão se deteriorando.
Avaliação de resultados: Os dados tabulados dos resultados destas promoções não devem ser descartados, para futuras análises de métodos de divulgação, quantidade de clientes na loja, mídia utilizada. A idéia é não só fazer promoções de preço, para não acostumar o cliente apenas a comprar pela redução do mesmo.
Para auxiliar a gestão das promoções a ferramenta Titan tem um módulo específico para isso onde se pode executar o planejamento, permite o acompanhamento e executa-se a avaliação da ação promocional gerada.
Através dos dados obtidos na ferramenta Titan, é possível obter informações importantes para a tomada destas decisões, como por exemplo, quantidade de vendas, rentabilidade e resultado de ações passadas.
A ferramenta Titan permite o controle da margem de lucro , percentual de descontos e sugere as quantidades necessárias para o abastecimento da loja para pautá-lo no planejamento de sua promoção.
Outra funcionalidade interessante do sistema é a montagem de Kits , Conjuntos ou descontos por quantidades ( compre 3 e leve 1 grátis por exemplo ) que são cadastrados na retaguarda e geridos automaticamente pela frente de caixa durante o período da promoção.
Agora , mãos à obra e boas vendas !
Fonte: Supermercado Moderno
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