Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Os pequenos e médios varejistas precisam mudar.

Não podemos tapar o sol com a peneira e aceitar que o modelo de gestão e operação dos pequenos é médios varejistas, se não mudarem, não serão impactados com o perfil do novo consumidor, especialmente as pessoas da classe C e D.

Todas as pesquisas confirmam que o aumento do poder aquisitivo e teoricamente o acesso facilitado ao crédito elevaram o potencial deste público, segundo o Instituto Data Popular, o potencial de consumo é de 834 bilhões. O que chama atenção é que 85%, praticamente a maioria, prefere fazer compras no bairro onde reside, muitas vezes em lojas de pequeno e médio tamanho.

Sabemos que este “novo cliente” é muito mais exigente e criterioso, avalia critérios como preço, qualidade, disponibilidade de produto (mix) e claro, um bom atendimento.

Esta mudança pressiona as pequenas e médias redes de varejo a “repensar” sua estratégias e, muitas vezes, adaptar a operação (entenda-se por processos, pessoas e tecnologia) para atender a demanda e crescer.

O problema é que as empresas parecem que ainda não acordaram para oportunidade, o varejista precisa mudar! São poucos os casos com estratégias bem sucedidas para atingirem este público-alvo.

A reestruturação para o crescimento é realmente mais lenta, principalmente quando estamos falando de empresas que operam somente com capital próprio. Estar preparado é um desafio, os gestores tem que reestruturar seus seus setores e áreas, e isso custa caro.

Além disso, existem muitas questões críticas como: abertura de novas filiais, aumento do mix, concessão de crédito e até vender pela internet, já que os números de compras online também impressionam.

Seja qual for a estratégia, o varejista precisa mudar, e a mudança quando bem planejada e executada pode aumentar (e muito) o faturamento e os resultados da empresa.

Por outro lado, atentos a este novo mercado, os fornecedores de tecnologia para os pequenos e médio varejistas estão criando produtos e adaptando seus modelos para atuar nesta nova parcela do mercado, mesmo por que, o dinamismo deste perfil de empresa é muito maior, geralmente os contratos são mais complexos e as alterações frequentes – tentar atender o pequeno com o mesmo modelo dos grandes não funciona.

Como atuamos há anos neste segmento, podemos afirmar que conhecemos muito bem o pequeno e médio varejo e possuímos conhecimento, tecnologia e sistemas para atender os desafios e necessidades com um custo adequado à realidade do segmento, e o principal, contamos com muitos casos de empresas de pequeno é médio porte que adotaram estratégias bem sucedidas para crescer atendendo o novo consumidor.

Entre em contato conosco e receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…
image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.  Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo uma…