Na semana passada mais uma notícia importante para o segmento de varejo circulou nos principais jornais e blogs do país. O destaque desta vez foi o anúncio dos ótimos resultados da operação brasileira da rede de varejo Carrefour, com crescimento de 14% no último trimestre de 2009, comparado um o mesmo período de 2008, a empresa no Brasil passa a ser referencia mundial de Grupo e projeta investimentos na ordem de R$ 2,5 bi nos próximos dois anos, segundo a matéria publicada hoje no portal Tendências e Mercado.
Abaixo as duas notícias sobre o Carrefour publicadas pelo portal Tendências e Mercado.
Brasil é destaque nos resultados do Grupo Carrefour
A operação brasileira do Carrefour foi destaque nos resultados mundiais do Grupo no último trimestre de 2009, com crescimento de 13,4%, em relação ao mesmo período de 2008.Confirmando sua posição de liderança no segmento alimentar brasileiro, o Atacadão registrou aumento recorde de 10% nas vendas em sua rede, considerando a mesma base de lojas. Os demais formatos (Carrefour, Carrefour Bairro) também apresentaram expansão nas vendas.
No ano, o Carrefour Brasil acumulou um crescimento de 14%, apresentando resultados positivos em todos os trimestres.
Em 2009, o Carrefour Brasil inaugurou 11 unidades Atacadão, 2 hipermercados Carrefour e 10 lojas Carrefour Bairro, resultado da aquisição de unidades da rede Gimenes, localizadas no interior de São Paulo. A empresa investiu ainda na expansão da sua rede de serviços, com a abertura de 5 unidades de Drogaria, 28 de Serviços Digitais e uma loja Carrefour Express.
Para dar suporte à sua cadeia logística, a merca investiu ainda na abertura de 2 Centros de Distribuição para Atacadão, localizados em Recife e Ribeirão Preto. A bandeira Carrefour também teve ampliação, com um moderno Centro de Distribuição em Itapevi (SP) e uma Plataforma de Distribuição de Perecíveis (PE).
Carrefour planeja investir R$ 2,5 bi nos próximos dois anos
O Carrefour anunciou que vai aplicar R$ 2,5 bilhões no biênio 2010/2011, segundo o diretor Financeiro da companhia, Daniel Magalhães. “Os investimentos em expansão para este ano serão recordes”, disse o executivo. Entretanto, Magalhães não deu detalhes sobre o número de lojas que serão abertas, nem sobre a criação de postos de trabalho, pois são assuntos ainda discutidos na sede do grupo, na França”
Ele adiantou, porém, que o foco da expansão será as regiões Norte e Nordeste e que a marca Atacadão deverá absorver a maior fatia dos recursos. “Neste trimestre, vamos abrir um novo centro de distribuição em Manaus.”
Segundo Magalhães, o Carrefour tem forte presença no Norte e Nordeste e já se beneficiou dos ganhos de renda das classes C e D. Sem revelar cifras, ele disse que o faturamento da rede cresceu 14,1% em 2009 na comparação com o ano anterior e que a rede Atacadão cresceu no mesmo período 10%, levando-se em conta as mesmas lojas.
No mês passado foi a vez do Walmart, o maior varejista do mundo, anunciar os planos para este ano. A companhia vai aplicar R$ 2,2 bilhões em 2010.
“O Nordeste será o campo de batalha das redes Carrefour, Wallmart e Pão de Açucar”, observou Eugênio Foganholo, consultor da Mixxer Empresarial, pois os ganhos de renda obtidos pela população local e ser a região com menor presença de grandes redes de supermercados, favorecem esse panorama de competição entre as empresas.
Fonte: Portal Tendências e Mercado