Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Administração de estoques: Uma atividade essencial

Era costumeiro gerentes “encherem” os estoques para não ouvirem queixas da direção e dos clientes. Agora, com a Administração de estoques, o financeiro orienta pela redução deles.

O nível de serviço em uma loja de varejo não está ligado somente a presteza dos funcionários, mas também ao oferecimento do produto ou serviço que o cliente deseja, no momento, na quantidade e no local certo, com qualidade e com o mínimo custo.

Para evitar rupturas, deve-se pensar no estoque como uma garantia para cobrir efeitos do desconhecido, como por exemplo, a capacidade de entrega e a flexibilidade de produção dos fornecedores, a disponibilidade de transportes e a probabilidade de quebras de equipamentos, e assim, direcionar a relação de materiais em movimento sobre os materiais estocados.

Há técnicas que permitem descobrir o seu tempo de resposta entre perceber que precisa do produto e recebê-lo do fornecedor e qual o tempo que o seu cliente estará disposto a receber: Quanto tempo leva para colocar o pedido a disposição do cliente e quanto tempo ele está disposto a aguardar. Se o seu tempo for maior do que o seu cliente está disposto a esperar, você precisará de estoque ou comprometerá seu nível de serviço; se seu tempo é seguramente menor do que seu cliente está disposto a esperar, para que estoque?

Se o cliente está disposto em receber a mercadoria em até 4 dias, por que atendê-lo em 24 horas, ou, por que atendê-lo em 24 horas se ele quer receber a mercadoria em 4 horas? É importante também conhecer a sazonalidade do negócio e o impacto das datas fortes no calendário comercial e determinar indicadores como demanda média, cobertura de estoque e incerteza da demanda. Com base nestas informações, pode-se escolher a política de estoque mais adequada para cada item, ou seja, pedir pequenas quantidades com menos freqüência, não se esquecendo das restrições de capital de giro da empresa.

A partir desta análise, é possível saber onde se encaixam as diversas soluções: EDI, RFCD, Supply Chain Softwares, WMS, roterizadores, rastreadores via satélite; ERP, carregamentos rápidos (inferiores a 2 minutos); dispositivos de trocas rápidas de ferramental; parcerias com clientes e fornecedores etc.

Outro fator que deve ser controlado é o custo da falta daquele produto (quanto se perde por deixar de vendê-lo) o custo do excesso (quanto custa tê-lo no estoque). Uma ferramenta de Gestão como o software TITAN possui análises de perdas de vendas e de custos de estoques que irão auxiliá-lo determinando quais produtos devem ser mais ou menos estocados.

O momento da economia deve ser analisado, afinal, em momentos de aquecimento poderá faltar mercadorias no estoque, e o custo da falta será mais alto, e numa desaceleração poderá acontecer o inverso, e o custo de excesso será maior. Por isso, é possível negociar uma reposição com o fornecedor, busque fôlego no seu capital de giro, com descontos e promoções apoiados por ele.

O fornecedor pode dar prazos de entrega mais curtos, prazos de pagamentos mais longos, tornando a relação entre caixa e estoques mais favorável ao varejista. Sempre que possível deve-se optar por fornecedores que entregam rápido e dão prazos de pagamento mais dilatados – o estoque pesa menos (menos custo de excesso) e as chances de falta diminuem (menos custo da falta).

A ferramenta Titan também poderá também neste momento lhe auxiliar na geração de análises como índices de ruptura , Curva ABC de estoque, controle de devoluções de clientes , controle de trocas com fornecedores, lançamentos de quebras , lançamento de uso/consumo , gestão de receitas (como nos casos da padaria e da rotisseria), gestão de rendimento (no caso do Açougue) , utilização de inventários rotativos entre tantas outras ferramentas de gestão , nas quais é possível avaliar melhor qual a correta decisão a ser tomada caso a caso.

Fonte: Revista Super Varejo.

Photo by: Nick Saltmarsh

Entre em contato conosco e receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…
image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.  Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo uma…