O ano de 2008 ficou para trás, apesar da crise econômica mundial ter sido o principal assunto discutido entre os empresários de todos os setores da economia brasileira, vivenciamos no comércio alguns momentos importantes que marcaram o segmento, e sem dúvida alguma, vão impactar os processos e modelos de negócios das empresas neste ano.
As mudanças relacionadas à área fiscal resultantes da forte movimentação (pressão) do governo para reduzir a sonegação, foram os fatores que mais afetaram nosso cotidiano, e principalmente, exigiram muitas mudanças nos processos e controles internos para atender às novas exigências fiscais.
A obrigatoriedade de implantação da Nota Fiscal Paulista, iniciada no comercio varejista no final de 2007, trouxe uma nova realidade para o comércio varejista, desde os pequenos comerciantes às grandes redes lojas, muitas alterações e adequaçãoes foram necessárias, inclui-se: novos processos, treinamento (pessoas) e software, isto resultou que, tanto no ponto de venda (PDV), quanto no backoffice, os sistemas foram ou estão sendo adequados. Isso sem falar em outros procedimentos e exigências fiscais que fazem parte do conjunto de prestação de contas com o Governo, como o Síntegra , a famosa e (trabalhosa) Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), e agora em 2009, o SPED.
A barreira está na adequação interna das empresas ao novo modelo, o software de gestão (back office) e frente de caixa (PDV) precisam estar preparados, prontos, não apenas para fornecer as informações obrigatórias as entidades, mas deve, principalmente, oferecer aos gestores uma visão completa e integrada das taxas, tributos e impostos a pagar e a receber, apresentando relatórios gerenciais de impacto e lucratividade, baseado nas vendas e margens.
A tarefa não é fácil, principalmente porque na maioria das empresas existem muitos sistemas legados não integrados, distribuídos por departamentos ou lojas que processam informações separadamente da matriz, e isso sempre gera problemas. A tecnologia também muitas vezes não é flexível e avançada, isso aumenta os custos para desenvolver as customizações devidas. O software, coração da empresa, deve processar as informações de forma centralizada, integrada e completa , contendo a escrituração fiscal, a apuração de todos os impostos obrigatórios, considerar todas as movimentações financeiras, compras, vendas, custos e despesas.
Esse é o primeiro passo para começar 2009 de maneira diferente. Nossos clientes estão prontos e preparados para enfrentar e superar as necessidades fiscais, usam nossas soluções web para crescer, tomam decisões certas a partir de informações operacionais e estratégicas. Então, vamos dizer não à crise e focar nossos esforços para implementar práticas inovadoras para, potencializar nossos negócios, sempre em dia com as obrigações fiscas.