Precisa de ajuda?

11 4191-9848

Canais De Distribuição No Atacado: Como Reduzir Os Custos Operacionais Automatizando A Gestão

Canais de distribuição devem ser uma das principais preocupações de quem trabalha com vendas. Um sistema de distribuição eficiente pode ser o ponto tênue de virada entre um cliente fiel e uma reclamação que pode custar alguns bons negócios.

Por causa disso, muito é investido nessa etapa do processo de venda. Porém, ainda assim
podem existir falhas operacionais extremamente custosas para a empresa. Isso pode ser reduzido com o uso de um sistema automatizado de gestão. Confira no artigo abaixo.

Custos com distribuição

Administrar um canal de distribuição pode ser caro e exige mão-de-obra em diversas etapas de processo. O atendimento, a prestação de serviços nos pontos de venda, administração e toda a supervisão do sistema são necessários para uma boa distribuição.

Reduzir esses custos envolveria, em tese, ações que alterariam todo o fluxo de distribuição aplicado. Isso seria inviável durante o dia-a-dia da empresa. O ideal é organizar um equilíbrio entre o que deve ser operacional e o que pode ser automatizado, até chegar em um processo eficiente e que não sugue tantos recursos empresariais.

Acompanhamento dos canais de distribuição

Uma empresa precisa sempre ponderar muito bem na hora de decidir quais canais de distribuição quer atender. Devem ser levados em consideração, além do custo, o tamanho da equipe, volume de vendas, localização do depósito, entre outros.

No entanto, mesmo com esse cuidado, às vezes não é possível acompanhar de maneira eficaz os processos de distribuição em sua totalidade.

Automatizar a gestão dos canais de distribuição permite um controle muito maior do andamento dos procedimentos. Dessa maneira, as falhas são reduzidas e não há nenhuma chance de divergência nas informações relacionadas. Nem mesmo entre setores.

Otimização de custos com transporte

Sem um sistema próprio para gerenciar os processos de distribuição, muitas vezes não há, na empresa, um registro de todos os transportes feitos. Esse é um fator importante, principalmente, para mensurar distâncias e gastos.

Com um sistema automático de controle dos transportes, é possível verificar se os gastos valem o ganho com a venda, por exemplo. Além disso, estudar novas rotas e áreas de entrega é muito mais viável com os registros dos transportes anteriores.

Quer uma solução automatizada para a distribuição de sua empresa? Acesse o site da Titan Software!

Entre em contato conosco e receba um atendimento consultivo de um de nossos especialistas

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

MAIS DICAS PARA VOCÊ

Esses artigos podem lhe interessar

image

5 Dicas para aumentar a rentabilidade do seu mercadinho

Gerenciar um mercadinho pode ser desafiador, especialmente em um mercado competitivo. No entanto, com as estratégias certas, é possível aumentar a rentabilidade e garantir o sucesso do seu negócio. Neste…
image

9 Dicas para gerenciar o supermercado sem complicação

Para gerenciar o supermercado com eficiência você deve levar em consideração os seguintes pontos:   1. Cuidado com a falta de produtos no estoque Ter cuidado com o seu estoque é…
image

Qual a importância de um sistema ERP para supermercado

Um sistema ERP é uma ferramenta crucial para a gestão eficiente de um supermercado.  Com ele, é possível integrar informações de diferentes áreas do negócio em uma única plataforma, permitindo uma…