A análise de dados de vendas é uma atividade muito importante para as empresas atualmente.
Principalmente considerando a necessidade de melhoria contínua nos processos de vendas, com objetivo de tornar mais eficientes as negociações com os seus clientes.
Entretanto, para que os processos de vendas sejam melhorados é importante que o gestor entenda o desempenho de setor vendas.
E, para isso, ele pode contar com a análise de dados deste setor, que é um estudo aprofundado que tem como finalidade entregar informações úteis, para que baseada nelas o gestor possa traçar um plano para aumentar as vendas da empresa.
Entenda aqui como essa análise é importante para o seu negócio.
O que é análise de dados de vendas
Para explicar de uma maneira simples podemos dizer que, a análise de dados de vendas, é um processo tem que como objetivo investigar os resultados do setor de vendas, em busca informações que podem ajudar na criação de novas estratégias.
Como o processo de vendas de um produto ou serviço em uma empresa tem início, meio e fim, a análise é realizada para coletar os dados.
Em seguida eles são transformados em informações relevantes para o gestor entender o desempenho do setor de vendas.
Além disso, as informações obtidas podem mostrar quais são os problemas que estão atrapalhando as vendas.
Geralmente durante a análise de desempenho do setor de vendas são analisadas as seguintes métricas:
- Uso de mídias sociais,
- Taxa de follow-up,
- Tempo de resposta ao lead,
- Taxa de contato,
- Ciclo de vendas,
- Média de negócios,
- Taxa de conversão.
- E entre outros.
Então, por meio desses dados o gestor pode elaborar uma estratégia junto com a sua equipe com objetivo de melhorar os resultados.
De que forma a análise de dados ajuda a aumentar as vendas?
Os dados coletados mostram informações como, por exemplo, as preferências ou rejeições dos seus clientes, suas reações com as novas ofertas, a experiência dos clientes e muito mais.
Então, por meio dessas informações o gestor da empresa ou o responsável pelo setor de vendas pode traçar novas estratégias para aumentar a satisfações dos seus clientes.
Além disso, com esses dados coletados o gestor pode analisar os erros que foram cometidos pela equipe ou pelas estratégias de vendas.
Vantagens que são proporcionadas pela análise dados de vendas
Quando essa atividade é realizada nas empresas ela promover diversas vantagens ao setor de vendas como, por exemplo:
- Melhora nas decisões,
- Melhora na geração de leads,
- Qualifica a sua equipe de vendas,
- Melhora a experiência dos clientes,
- Melhora os processos de vendas.
Sendo assim, todas as empresas que desejam aumentar as vendas devem aplicar a análise de dados.
De onde os dados são coletados?
Os dados que são analisados vêm de diversas fontes como, por exemplo, das interações com os clientes no call center, chats online, formulários de cadastro no site, e-mails, comportamento dos clientes nas redes sociais e entre outros canais.
Além disso, os dados internos dos setores de RH, vendas, logísticas e entre outros são coletados por meio de uma ferramenta de gestão empresarial.
Como fazer uma análise de dados de vendas?
Como no mundo dos negócios há um grande volume de dados presentes no dia a dia, é muito importante ter foco para gerar relatórios úteis e práticos.
Por isso, o primeiro passo é determinar o objetivo ou uma pergunta que precisa ser respondida por meio da análise de dados.
Dessa forma, o processo de coleta fica mais fácil e outros passos necessários podem ser realizados.
Depois disso, há necessidade de organizar as informações coletadas e excluir os dados não relevantes.
Logo após, é necessário analisar os dados e compreender o está acontecendo com o setor de vendas por meio da leitura das métricas e KPI’s.
Para facilitar esse processo você precisa investir em um software para automatizar as tarefas.
Conclusão
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas de todos os setores precisam utilizados os dados coletados para oferecer uma proposta de vendas melhor.
Principalmente porque os clientes esperam por uma experiência adequada para o problema que deseja solucionar.
Então, para oferecer isso é muito importante analisar os dados para usá-los alinhados ao time de marketing, pois só assim eles podem ajudar a melhorar as etapas de vendas.